[weglot_switcher]

“A revisão do plano estratégico do turismo é urgente”

O plano, que data de 2017, ficou desatualizado com os problemas do tráfego aéreo e do aumento do número de camas. É necessária uma gestão integrada do destino, defende o diretor da AP-Madeira.
3 Maio 2019, 08h20

Criada em 2004, a  Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira)_representa as várias áreas do turismo na Região. Desde hotéis a operadores, dos rent-a-cars ao alojamento local, conta com 230 associados, o que compara com 120 em 2015. Em entrevista ao EM, o Executive Director da AP-Madeira fala dos desafios e da estratégia para promover a Madeira numa altura de viragem de ciclo no turismo.

Quais têm sido as principais batalhas que têm conseguido ganhar para promover a Madeira e obter a confiança do setor?

Até 2015, a promoção da Madeira estava dividida em duas entidades. Parte da promoção era gerida pelo Turismo da Madeira (Governo Regional) e a restante já pela associação que existia desde 2004. O propósito desta nova fase da associação desde 2015 foi concentrar toda a promoção da Madeira, em todos os mercados, aqui na associação. Os propósitos eram claros: primeiro face ao novo desafio que a AP-Madeira tinha em dotar-se dos meios humanos e técnicos necessários, e isso tem vindo a ser feito, felizmente de forma sustentada e com crescimento. Por outro lado, para uma região com a nossa dimensão, após essa fusão da promoção, era crucial garantir uma coerência e uma uniformização de imagem de tudo o que a Madeira fazia no exterior, que até à data não acontecia. Os grandes desafios, para uma região com a nossa dimensão, ainda pequena no panorama turístico mundial, diria que existiriam três ou quatro principais. Primeiro, sermos muito proativos no mercado, e nesse sentido foi desde logo criada uma organização interna na área comercial que permitisse que cada conjunto de mercados tivesse o seu estudo de mercado, ou seja, que nós estivéssemos muito presentes logo na emissão, nos mercados, com os players, com as companhias aéreas, com os operadores, agentes de viagens, no sentido de que não existisse uma possível oportunidade de negócio que estivesse a acontecer que os nossos gestores comerciais não estivessem a acompanhar.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de maio.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/receitas-do-turismo/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”172″ slug=”receitas-do-turismo” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/receitas-do-turismo/thumbnail?version=1550677990071&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.