[weglot_switcher]

Abanca e Crédit Agricole assinam acordo comercial e financeiro a nível internacional

O Abanca e o Crédit Agricole chegaram a um acordo comercial de âmbito internacional em que ambas as entidades passam a ser parceiras preferenciais nos países onde apenas uma delas opera.
30 Setembro 2020, 15h55

O Abanca e o Crédit Agricole assinam acordo de colaboração comercial e financeira de âmbito internacional. Isto significa que passam a ser parceiros preferenciais nos países onde apenas um deles opera.

“O acordo permitirá também que os clientes do Bankoa beneficiem das capacidades de ambos os grupos em Espanha e em outros países”, adianta o Abanca.

O acordo surge após a formalização da venda do Bankoa e um ano após o início da colaboração entre as duas entidades com a criação de uma joint-venture para desenvolver o negócio de seguros não vida em Portugal e Espanha.

A compra do Bankoa e este acordo comercial “representam um avanço na aliança estratégica que o Abanca e o Crédit Agricole mantêm desde 2019” diz o banco espanhol que em Portugal tem uma sucursal. “O primeiro resultado foi a criação de uma joint-venture para desenvolver o negócio de seguros não vida em Portugal e Espanha”, lembra a instituição.

Esses acordos foram discutidos na reunião realizada na terça-feira, 29 de setembro, entre o presidente e CEO do Abanca, Juan Carlos Escotet Rodríguez e Francisco Botas, respetivamente, e a equipa de gestão do Crédit Agricole, liderada pelo CEO adjunto, Xavier Musca.

“Com esta aliança, o Abanca e o Crédit Agricole vão promover o acesso aos serviços bancários e de financiamento nos países onde o outro está presente, ampliando assim a capacidade de apoio internacional conjunto aos clientes, com especial destaque para França, Espanha, Portugal, Itália, Europa Central, Norte de África, Médio Oriente e Ásia”, adianta o comunicado.

Já no que diz respeito aos clientes particulares, ambos os grupos vão desenvolver serviços transacionais e de financiamento entre os países que representem valor acrescentado para os clientes.

“O acordo de colaboração comercial entre o Abanca e o Crédit Agricole permitirá também aos clientes do Bankoa beneficiar das capacidades de ambos os grupos, tanto no mercado espanhol como noutros países. Este acordo inclui diversos serviços financeiros e oferece benefícios para o segmento de clientes empresariais como particulares”, diz o Abanca.

No segmento de PMEs e empresas, representa a continuidade de praticamente todos os serviços que o grupo Crédit Agricole prestou ao Bankoa até agora no âmbito do negócio internacional, tais como programas de emissão de garantias no estrangeiro e serviços de apoio às empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.