[weglot_switcher]

Abanca formaliza compra do Bankoa em Espanha. Volume de negócios cresce mais de quatro mil milhões

O Abanca aumenta assim o volume de negócios que cresce mais de quatro mil milhões de euros para 93 mil milhões de euros e passa a ser a sexta instituição de crédito no mercado espanhol em termos de ativos.
29 Setembro 2020, 13h55

O banco galego Abanca anunciou esta terça-feira a compra do negócio de retalho do Bankoa, um banco focado em empresas e gestão de património no País Basco, em Espanha, ao Crédit Agricole.

As negociações relativas ao negócio foram anunciadas em julho, sendo que o Abanca aumenta assim o volume de negócios. Em comunicado, o banco galego explica que o volume de negócios cresce em mais de quatro mil milhões de euros — 1.788 milhões de euros em crédito a clientes, 1.575 milhões de euros em depósitos e 1.011 milhões de euros em fundos fora do balanço — para 93 mil milhões de euros, consolidando a presença no mercado espanhol, passando a ser a sexta instituição financeira do sistema por ativos avaliados em 65 mil milhões de euros.

“Além de incorporar 30 escritórios e três agências empresariais, localizadas principalmente no País Basco, mas também em Navarra, La Rioja e Madrid, a sua aquisição representa para o Abanca um importante reforço em segmentos de negócio estratégicos, tais como empresas e gestão de patrimónios, e abre novas possibilidades de crescimento no financiamento de fundo maneio, negócios, consumo e seguros”, lê-se na nota.

O Bankoa tem mais de 40 mil clientes particulares e empresas.

Trata-se da quinta aquisição corporativa do Abanca desde 2014, ano em que foi criado. Com esta operação, o Abanca dá um passo em frente nos objetivos delineados no plano estratégico, reforçando a presença na costa cantábrica.

Logo em 2014, o banco galego integrou o Banco Etcheverría e, três anos depois, compra a Popular Servicios Financieros. Em 2018, adquiriu o negócio de particulares e de pequenas empresas do Deutsche Bank Portugal e o Banco Caixa Geral, que era o banco Espanha da Caixa Geral de Depósitos.

Em Portugal, o Abanca esteve na corrida à compra do EuroBic mas, em junho, desistiu da operação devido a uma divergência no preço final a pagar aos acionistas Isabel dos Santos e Fernando Teles, voltou a tentar fazer uma nova proposta de compra.

Juan Carlos Escotet disse, na última apresentação de resultados, a 3 de agosto, que desistiu definitivamente do EuroBic, “mas que continua muito atento e interessado em crescer em Portugal e atento a oportunidades”, pois Portugal é um mercado importante para o banco espanhol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.