[weglot_switcher]

Abanca negoceia compra do Bankoa ao Crédit Agricole

O Abanca diz que passará a ser o sétimo maior banco em Espanha depois de comprar o Bankoa, que é o negócio de retalho em Espanha do Crédit Agricole.
31 Julho 2020, 15h55

O Abanca está a negociar a compra do Bankoa ao Crédit Agricole. Desta forma, o Abanca reforça a sua posição no País Basco e em Navarra, mercados onde o Bankoa, um banco industrial, tem uma forte presença e que pertence à instituição financeira de capitais franceses.

O Bankoa é o negócio bancário de retalho do Crédit Agricole em Espanha. O valor do negócio não foi detalhado pelo Abanca.

Em comunicado, o Abanca afirma que o acordo só produzirá efeitos depois de a respetiva due diligence ao Bankoa ficar concluída. “A operação ficará concluída com a aquisição do Bankoa e está sujeita às condições habituais neste tipo de operações”, diz a nota.

Ao adquirir o Bankoa, o Abanca vai aumentar o volume de negócio em mais de 4,3 mil milhões de euros para 93 mil milhões de euros e “consolida a sua posição como sétima maior entidade espanhola por valor de ativos (65 mil milhões de euros)”.

Fundado em 1975, o Bankoa tem um negócio focalizado nas pequenas e médias empresas, assim como na gestão de património. A base de clientes, que abrange particulares e empresas, supera os 40 mil. O volume de negócios ascende a 4.374 milhões de euros, tem uma carteira de crédito no valor de 1.788 milhões e os depósitos ascendem a 1.575 milhões de euros. O banco tem ainda 1.011 milhões de euros fora do balanço.

“A compra representa mais um passo no processo de crescimento do Abanca, depois da integração do Banco Caixa Geral em março deste ano e da rede do Deutsche Bank PCB Portugal em junho de 2019, e é complementar ao modelo e à estratégia do Abanca”, lê-se no comunicado.

O processo de integração far-se-á depois de obter as autorizações administrativas às quais o contrato de compra e venda está sujeito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.