Abel Mateus: sobrecusto da energia já custou cerca de 23 mil milhões de euros aos consumidores

“A redução deste fardo é o desafio que se põe a este parlamento”, apelou o antigo presidente da Autoridade da Concorrência.

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência Abel Mateus estimou esta terça-feira que “no setor elétrico os consumidores já suportaram um sobrecusto de cerca de 23 mil milhões de euros”, defendendo a necessidade de reduzir “este fardo”.

Abel Mateus esteve esta manhã a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas de energia e, no final da sua intervenção inicial, defendeu a necessidade de reduzir “o esforço de subsidiação dos portugueses”.

“No setor elétrico os consumidores já suportaram um sobrecusto de cerca de 23 mil milhões de euros”, estimou.

A este sobrecusto junta-se, segundo o antigo presidente da Autoridade da Concorrência, os 25 mil milhões de euros que os contribuintes “já foram chamados a contribuir” para o setor bancário.

“A redução deste fardo é o desafio que se põe a este parlamento”, apelou.

Recomendadas

PS quer rever cobrança coerciva de dívidas não fiscais pela AT

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que defende uma revisão da cobrança coerciva de dívidas de portagens e de outras dívidas não fiscais por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
ana_catarina_mendes_ps_legislativas

PS com disciplina de voto para fixar IVA da tauromaquia em 23%

A líder parlamentar do PS afirmou hoje que haverá disciplina de voto na sua bancada para concretizar o objetivo do Governo de fixar o IVA dos espetáculos tauromáquicos em 23% no Orçamento do Estado para 2020.

OE2020: Livre apresenta 32 alterações e diz que 11 têm “sinalização positiva” do Governo

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, anunciou hoje que 11 das 32 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado receberam “sinalização positiva” por parte do Governo.
Comentários