[weglot_switcher]

Abílio Martins de saída da TAP (com áudio)

Responsável pelas áreas de marketing, vendas, costumer care e cliente, entre outras, Abílio Martins era considerado próximo dos acionistas privados.
  • Abílio Martins
23 Abril 2021, 11h14

Abílio Martins, está de saída da companhia área, de acordo com uma mensagem enviada esta sexta-feira, 23 de abril, aos colaboradores, a que o Jornal Económico teve acesso.

O Chief Marketing & Sales Officer da TAP era considerado próximo dos acionistas privados da TAP, sendo até agora responsável pelas áreas de marketing e vendas, costumer care, cliente, comunicação, catering e pessoal de cabine.

A saída de Abílio Martins surge numa altura em que o Estado assumiu o controlo da TAP e em que existe grande incerteza quanto ao futuro da companhia, devido à crise no sector provocada pela pandemia de Covid-19. A empresa, que anunciou na quarta um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões de euros em 2020, teve de recorrer a uma injeção de capitais públicos e terá de realizar uma dura reestruturação, por imposição de Bruxelas.

Na mensagem enviada aos colaboradores da TAP, Abílio Martins faz um balanço do trabalho desenvolvido nas suas áreas e relembra as mudanças feitas na forma como a companhia encara o cliente e passou a apostar fortemente na digitalização, que levou, segundo o responsável, a um crescimento de 129% das vendas nos canais digitais.

“O foco de toda a organização no cliente permitiu que a TAP deixasse de ser a segunda pior companhia da Star Alliance e passasse a integrar a média da indústria. Em paralelo, investimos para conhecer melhor cada um dos clientes TAP através de sofisticadas ferramentas digitais. O enorme capital de conhecimento que hoje temos permitiu-nos dar um salto qualitativo e aumentar as vendas”, refere.

O responsável realça que “os resultados validaram a estratégia. O NPS – indicador que mede a satisfação do cliente —  duplicou em dois anos e as vendas diretas no Flytap também cresceram 129%, gerando significativas poupanças de custos. Estes dois pilares revelaram-se fundamentais na estratégia de expansão de vendas num período de grande intensidade em que abrimos 31 novas rotas”.

Abílio Martins recorda ainda o facto de ter sido criado o programa Stopover, que permitiu potenciar o hub de Lisboa, atraindo visitantes de todo o mundo para Portugal. “Passageiros que só rodavam em Lisboa para seguir, em poucas horas, para outros destinos passaram a aproveitar a oportunidade para permanecer alguns dias em Portugal”, frisa.

Antes de ingressar na TAP, após a privatização da companhia, em 2015, Abílio Martins foi alto quadro do grupo Portugal Telecom, tendo sido responsável pela área da comunicação e pelo portal Sapo, entre outras responsabilidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.