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Abílio Martins de saída da TAP (com áudio)

Responsável pelas áreas de marketing, vendas, costumer care e cliente, entre outras, Abílio Martins era considerado próximo dos acionistas privados.
Abílio Martins
23 Abril 2021, 11h14

Abílio Martins, está de saída da companhia área, de acordo com uma mensagem enviada esta sexta-feira, 23 de abril, aos colaboradores, a que o Jornal Económico teve acesso.

O Chief Marketing & Sales Officer da TAP era considerado próximo dos acionistas privados da TAP, sendo até agora responsável pelas áreas de marketing e vendas, costumer care, cliente, comunicação, catering e pessoal de cabine.

A saída de Abílio Martins surge numa altura em que o Estado assumiu o controlo da TAP e em que existe grande incerteza quanto ao futuro da companhia, devido à crise no sector provocada pela pandemia de Covid-19. A empresa, que anunciou na quarta um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões de euros em 2020, teve de recorrer a uma injeção de capitais públicos e terá de realizar uma dura reestruturação, por imposição de Bruxelas.

Na mensagem enviada aos colaboradores da TAP, Abílio Martins faz um balanço do trabalho desenvolvido nas suas áreas e relembra as mudanças feitas na forma como a companhia encara o cliente e passou a apostar fortemente na digitalização, que levou, segundo o responsável, a um crescimento de 129% das vendas nos canais digitais.

“O foco de toda a organização no cliente permitiu que a TAP deixasse de ser a segunda pior companhia da Star Alliance e passasse a integrar a média da indústria. Em paralelo, investimos para conhecer melhor cada um dos clientes TAP através de sofisticadas ferramentas digitais. O enorme capital de conhecimento que hoje temos permitiu-nos dar um salto qualitativo e aumentar as vendas”, refere.

O responsável realça que “os resultados validaram a estratégia. O NPS – indicador que mede a satisfação do cliente —  duplicou em dois anos e as vendas diretas no Flytap também cresceram 129%, gerando significativas poupanças de custos. Estes dois pilares revelaram-se fundamentais na estratégia de expansão de vendas num período de grande intensidade em que abrimos 31 novas rotas”.

Abílio Martins recorda ainda o facto de ter sido criado o programa Stopover, que permitiu potenciar o hub de Lisboa, atraindo visitantes de todo o mundo para Portugal. “Passageiros que só rodavam em Lisboa para seguir, em poucas horas, para outros destinos passaram a aproveitar a oportunidade para permanecer alguns dias em Portugal”, frisa.

Antes de ingressar na TAP, após a privatização da companhia, em 2015, Abílio Martins foi alto quadro do grupo Portugal Telecom, tendo sido responsável pela área da comunicação e pelo portal Sapo, entre outras responsabilidades.

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