[weglot_switcher]

Abreu Advogados escolhe a Longevidade como tema do Legal Up 2025/2026

O projeto Legal Up, cujo tema é escolhido bienalmente, é o programa escolhido pela área de sustentabilidade da Abreu Advogados, em torno do qual são desenvolvidas iniciativas internas e externas de sensibilização e promoção do debate público.
31 Março 2025, 22h03

A Abreu Advogados inicia o ano de 2025 com a escolha de um novo tema para a edição bianual do Legal Up, programa principal da área da sustentabilidade da sociedade, que será totalmente dedicada à temática da longevidade, “um dos fenómenos com maior expressão na sociedade portuguesa, com especial destaque para o impacto do envelhecimento populacional e as soluções necessárias para promover um envelhecimento mais ativo e inclusivo”.

O projeto Legal Up, cujo tema é escolhido bienalmente, é o programa escolhido pela área de sustentabilidade da Abreu Advogados, em torno do qual são desenvolvidas iniciativas internas e externas de sensibilização e promoção do debate público.

O Legal Up focar-se-á em temas como o Idadismo – combate ao preconceito contra a idade e promover ambientes de trabalho intergeracionais -, a sustentabilidade financeira – desenvolvimento de políticas de literacia financeira -, o mercado de trabalho – adaptação das organizações para uma força de trabalho multigeracional – e ainda a saúde e bem-estar – promoção do envelhecimento ativo e saudável com iniciativas sociais e políticas públicas eficazes.

“Ao longo dos próximos dois anos, a Abreu Advogados irá desenvolver um conjunto de iniciativas que visam explorar os desafios e oportunidades da longevidade. Entre as ações previstas, destaca-se o desenvolvimento de programas de preparação para a reforma, o apoio a iniciativas comunitárias voltadas para o envelhecimento ativo e ainda o desenvolvimento de novos princípios na política de diversidade e inclusão da sociedade”, revela o escritório em comunicado.

Como parte do plano para 2025-2026, serão também promovidos um conjunto de debates, formações e publicações que visam contribuir ativamente para soluções inovadores e sustentáveis para enfrentar este desafio da sociedade.

“A longevidade não é apenas um desafio, mas uma revolução silenciosa que nos afeta a todos. Na Abreu Advogados, queremos construir um futuro onde envelhecer não significa limitar-se, mas sim expandir horizontes. Escolhemos este tema para o nosso projeto do Legal Up porque queremos contribuir para um movimento que celebra cada ciclo de vida, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e cheio de possibilidades para as gerações atuais e futuras.”, refere Alexandra Courela, sócia e cocoordenadora do Programa Pro Bono da Abreu Advogados.

Nos últimos dois anos, o Legal Up da Abreu Advogados foi dedicado à Exclusão Digital, período ao longo do qual a sociedade desenvolveu um conjunto de iniciativas internas e externas, entre as quais se destacam a publicação de um Manual de Literacia Jurídica dedicado à exclusão digital e de guias de boas práticas de cibersegurança. Além disso, foram ainda realizadas parcerias com algumas associações com vista à disponibilização de material informático.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.