AC Milan cada vez mais longe da antiga glória. Finanças do clube estão cada vez piores

O insucesso desportivo tem sido apontado como a principal e, natural, razão para a crise financeira que se instalou no clube. Os investimentos feitos nas últimas cinco épocas, tinham como principal objetivo resgatar o clube e trazer de volta a San Siro os dias de glória. O resultado não foi o esperado.

O clube da cidade de Milão foi durante muito tempo considerado como um dos melhores clubes do mundo, mas na última década tem tido muitas dificuldades em sair do meio tabela da primeira liga italiana e as consequências têm sido devastadoras. O clube milanês registou perdas de 146 milhões de euros, mais 16% quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a agência Reuters.

O insucesso desportivo tem sido apontado como a principal e, natural, razão para a crise financeira que se instalou no clube. Os investimentos feitos nas últimas cinco épocas, tinham como principal objetivo resgatar o clube e trazer de volta a San Siro os dias de glória. O resultado não foi o esperado, com os custos do clube a atingirem a marca dos 300 milhões, a bola de neve continua a rolar e não parece ter uma solução à vista, na semana passada o clube despediu o treinador Marco Giampaolo, substituindo-o por Stefano Pioli, que se apressou a dizer que não seria fácil recuperar o AC Milan.

O clube foi comprado em 2017 ao antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, numa altura em que o clube já atravessava dificuldades ao nível dos resultados desportivos, e já se antecipavam problemas financeiros. O comprador, Li Yonghong, empresário chinês, assumiu o clube, e em apenas dois anos voltou a vendê-lo, após ter falhado o pagamento de um empréstimo.

O fundo de investimento, ‘Elliott Management’ assumiu as rédeas do clube, que o ano passado recebeu uma injeção de capital a rondar os 250 milhões de euros, através de um fundo de origem luxemburguesa, segundo a Reuters.

Com o céu muito cinzento a pairar sobre San Siro, podemos estar perante uma das mais dramáticas quedas de um gigante de futebol europeu desde a viragem do século.

Recomendadas

PremiumApertem o cinto: ‘downgrade’ está a chegar à Liga portuguesa

Passes de jogadores desvalorizados, poder negocial todo do lado de quem compra, orçamentos que vão ter de ser adaptados à redução de receitas que se espera nos próximos anos, com bilheteira e patrocínios a cair e a operadora NOS a deixar de assegurar um terço das receitas da Liga a partir de junho de 2021. A pandemia acelerou a crise do futebol português e ninguém poderá desenvolver imunidade tão cedo.

Lisboa pode receber final da Liga dos Campeões já este ano, avança “New York Times”

A final da Liga dos Campeões está agendada para Istambul, mas vários órgãos de comunicação social internacionais, como o ‘New York Times’, avançam que a final pode decorrer em outro local, sendo Lisboa uma das hipóteses.

Sporting firma parceria com EDP e equipa Academia de Alcochete com 600 painéis solares para autoconsumo

A parceria prevê projetos de eficiência energética e sustentabilidade, a par com um novo contrato de fornecimento de energia, que vão permitir ao clube poupar pelo menos 180 mil euros por ano na fatura energética.
Comentários