[weglot_switcher]

Academia do Jovem Voluntário promove mobilidade entre Madeira e Açores

A iniciativa resulta de uma parceria entre os Governos da Madeira e dos Açores. Este ano existiram 200 candidaturas, 65 dos Açores e 134 da Madeira.
13 Julho 2021, 08h04

A Academia do Jovem Voluntário é um programa que pretende incentivar a mobilidade juvenil entre Madeira e Açores, assente nos princípios da cidadania, voluntariado e multiculturalidade.

Este programa resulta de uma parceria entre os Governos da Madeira e dos Açores. Este ano existiram 200 candidaturas, 65 dos Açores e 134 da Madeira, depois de no ano anterior a iniciativa ter sido suspensa devido à pandemia.

Quem participa nesta iniciativa tem direto às viagens, alojamento e a uma bolsa mensal de 400 euros que é suportada pelos Governos Regionais. O voluntariado tem uma duração entre um a dois meses, consoante os projetos das entidades de acolhimento. Um dos requisitos é que os jovens têm que ter entre os 18 e os 30 anos.

Na Madeira a Direção Regional da Juventude é quem gere a Academia do Jovem Voluntário. Em julho a Madeira recebeu sete jovens de S. Miguel e da Terceira, que prestaram voluntariado na Associação Artística de Solidariedade Social Olho.te e na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira – APPDA-Madeira. Em agosto são mais sete voluntários, dos Açores, que vão estar na Associação de Solidariedade Social Centro da Mãe e à APPDA-Madeira.

Os Açores vão receber em julho 14 jovens da Madeira que vão fazer voluntariado no Pico, Flores, S. Jorge e Faial, em entidades como: Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores, no Museu Francisco de Lacerda, no Museu da Horta e no Museu do Pico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.