Academia e empresas juntam esforços para modernizar agricultura

Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura é inaugurado esta quarta-feira, 29 de julho, pelos ministros da Ciência, Manuel Heitor, e da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Objetivo? Responder aos avanços na produção e gestão agrárias.

Nasce na Estação Vitivinícola Nacional – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Dois Portos, Torres Vedras, um laboratório colaborativo, que visa a modernização da agricultura através do trabalho colaborativo entre a comunidade académica e o tecido empresarial.  A infraestrutura é inaugurada esta quarta-feira pelos ministros da Ciência, Manuel Heitor, e da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Objetivo? Responder aos avanços na produção e gestão agrárias e às necessidades de formação e empregabilidade no setor, através de uma forte aposta tecnológica nas áreas da gestão, biologia vegetal, agronomia, uso sustentável de recursos, eletrónica e sensores, robótica e automação, inteligência artificial, informática, turismo, marketing, ciências sociais e educação.

O Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura (SFCoLab) pretende ser “um centro gerador de soluções inovadoras e automatizadas que visem a gestão eficiente dos recursos e a maximização do valor acrescentado dos produtos nacionais” nas áreas da horticultura, fruticultura e viticultura.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ao longo dos próximos cincos anos, o SFCoLab será gerido por uma associação sem fins lucrativos. Integram a associação diversos parceiros, empresas e instituições de ensino superior, entre as quais a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Recomendadas

PremiumAlbert Liège Spelt Ale: Homenagem a um mestre cervejeiro belga que escolheu Portugal

O mercado das cervejas artesanais pode parecer uma relativa novidade aos menos atentos ao fenómeno em Portugal, mas o setor já transporta na bagagem histórias mais do que centenárias.

Governo disponibiliza 3 milhões de euros do IVDP para armazenamento de vinho do Porto

Esta medida tem em vista minimizar os prejuízos do setor, nomeadamente, decorrentes da redução do consumo e da quebra de mercados devido à pandemia.

Agricultores dizem que resposta do Governo às intempéries é insuficiente

“O Estado português não pode assumir, arbitrariamente, compromissos de milhares de milhões de euros para ‘salvar’ ou nacionalizar empresas e demitir-se de apoiar dignamente pequenos agricultores em situação de desastre, agricultores que produzem bens alimentares, exportam e criam riqueza no interior do país”, vinca a confederação liderada por Eduardo Oliveira e Sousa.
Comentários