[weglot_switcher]

Aceleração digital em Angola conta com 300 milhões de dólares do Banco Mundial

Projeto será implementado e coordenado pelo Instituto de Modernização Administrativa, esperando-se que venha a mobilizar cerca de 80 milhões de dólares em investimentos do setor privado.
28 Junho 2024, 18h51

Angola vai beneficiar de 300 milhões de dólares (280 milhões de euros) financiados pelo Banco Mundial para acelerar a inclusão digital e aumentar o acesso a serviços digitais, informou a instituição financeira internacional.

O projeto decorre do programa de Digitalização Inclusiva na África Oriental e Austral (IDEA) para aumento do acesso à Internet e a utilização de serviços digitais que conta com financiamento de 2,48 mil milhões de dólares (2,31 mil milhões de euros) da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD)

O IDEA vai ser implementado de forma faseada ao longo de oito anos, com Angola, a República Democrática do Congo e o Malaui a participarem na primeira fase.

Em Angola, o empréstimo de 300 milhões de dólares financiado pelo BIRD será implementado e coordenado pelo Instituto de Modernização Administrativa, esperando-se que o projeto venha a mobilizar cerca de 80 milhões de dólares em investimentos do setor privado.

O projeto está estruturado em torno de três componentes técnicas: conectividade e inclusão de banda larga a preços acessíveis; Ampliação de infraestruturas públicas digitais inclusivas e seguras; e Utilização digital produtiva para oportunidades económicas.

Prevê-se que o projeto chegue a mais de 13 milhões de pessoas em Angola, em particular mulheres, pessoas portadoras de deficiência e pessoas em áreas de baixos rendimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.