[weglot_switcher]

Acesso à conta bancária com mais segurança. Saiba o que vai mudar com o fim da caderneta bancária

O cartão de refeição é um dos serviços que permanece sem alterações com a entrada em vigor de novas regras europeias. Entre as medidas com mais peso estão o cancelamento de levantamento com as cadernetas bancárias e a “autenticação forte” das aplicações móveis.
  • Rafael Marchante/Reuters
13 Setembro 2019, 10h43

A caderneta bancária da Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola e Montepio Geral vai deixar de permitir realizar pagamentos a partir de amanhã. Apesar de ser a medida mais conhecida, as novas regras de segurança europeias têm mais implicações.

O acesso à conta bancária a partir da internet ou das aplicações para smartphones são das primeiras a sofrer alterações logo no próximo sábado, 14 de setembro. Os acessos vão requerer uma medida de segurança extra, acabando com os cartões-matriz, que serão os códigos enviados por mensagens ou SMS tokens. Quando os clientes querem entrar na conta, o sistema gera um código que depois deve ser utilizado para aceder à conta bancária a partir do dispositivo móvel.

As entidades bancárias vão começar a pedir uma “autenticação forte”, cujo objetivo é validar a identificação do consumidor e legitimidade da sua utilização no serviço de pagamento. Assim, além de um código ou de elemento biométrico, a autenticação forte pode pedir elementos de três categorias: conhecimento, algo que só o utilizador conhece; posse, algo que só o utilizador possui; ou uma inerência, algo que só o utilizador detém.

Uma das medidas que estava prevista entrar em vigor mas foi adiada é o pagamento de compras e serviços realizados online. Por enquanto, continua a utilizar-se o número de cartão e os três dígitos de segurança localizados no verso do mesmo. Os reguladores bancários vão discutir por quanto tempo vai ser possível utilizar o cartão de crédito com um nível de segurança mais baixo, mas prevê-se que dentro de um ano existam alterações para os pagamentos online. 

Outra medida que permanece sem alterações são os cartões de refeição. Estes cartões vão continuar a utilizar-se via banda magnética, à semelhança dos cartões pré-pagos, uma vez que se destinam a pagamento de compras e serviços pré-limitados.

A Via Verde, os pagamentos de autoestradas e estacionamento e os pagamentos de baixo valor vão continuar sem mudanças. Os pagamentos contactless de pequeno valor, até 20 euros, também permanecem inalterados. Os cartões temporários MB Net, que permitem pagamentos seguros na internet também vão continuar sem alterações.

Apesar de estas alterações entrarem em vigor a partir de amanhã, os consumidores devem informar-se junto das entidades bancárias sobre as mudanças que podem ocorrer nos acessos às contas. Ainda assim, há bancos que já alertaram os clientes para o reforço de medidas, via mensagem telefónica ou via e-mail.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.