[weglot_switcher]

Acidente/Elevador: EUA, Israel e diversos países europeus solidários com Portugal

Desde o país vizinho, Pedro Sánchez, líder do Governo espanhol, manifestou na rede social X consternação com o terrível acidente, manifestando “solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português neste momento difícil”.
epa12350186 Rescuers and firefighters operate at the scene after the Gloria funicular cable railway derailed in Lisbon, Portugal, 03 September 2025. At least three people died in the derailment, with emergency services reporting that several were injured and others are still trapped at the scene. EPA/MIGUEL A. LOPES
4 Setembro 2025, 08h50

Vários países europeus, como a Espanha ou Itália, e outros, como os Estados Unidos e Israel, manifestaram solidariedade com Portugal após o acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos.

Desde o país vizinho, Pedro Sánchez, líder do Governo espanhol, manifestou na rede social X consternação com o terrível acidente, manifestando “solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português neste momento difícil”.

Também a líder do Governo italiano, Giorgia Meloni, deixou uma mensagem de apoio a Portugal, às famílias das vítimas e aos feridos envolvidos no incidente.

O primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden, destacou que o seu país estava “profundamente chocado” com o trágico acidente, destacando: “Os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias e todos os nossos portugueses amigos”.

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, também apresentou as “sinceras condolências às vítimas, às suas famílias e a todos os afetados”, manifestando solidariedade com o povo português.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Letónia, Lituânia, Roménia, Itália e República Checa também deixaram mensagens de apoio a Portugal nas redes sociais.

A embaixada dos Estados Unidos em Portugal lamentou na rede social X as vítimas mortais, sublinhando que Washington está “desolado com o trágico descarrilamento” e solidário com “o povo de Portugal”.

Já a embaixada de Israel em Portugal expressou “as mais sentidas condolências às famílias e entes queridos das vítimas do trágico acidente”, sublinhando que “os pensamentos e orações estão também com os feridos e com todo o povo português neste momento de dor”.

A embaixadora britânica para Portugal e Cabo Verde disse na rede social X estar “devastada pelo trágico acidente”, louvando “a rápida resposta” dos serviços de emergência. “Os meus pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias, amigos e o povo de Lisboa neste momento de dor”, acrescentou.

Também a embaixada da Índia em Portugal expressou “condolências às famílias das vítimas” e desejou “rápida recuperação aos feridos”, manifestando ainda apoio ao povo e Governo de Portugal “neste momento de tristeza”.

A embaixada da Sérvia em Portugal manifestou as suas “mais profundas condolências aos familiares”, sublinhando que está solidária “com todos os enlutados, toda a comunidade em Lisboa e com o povo português neste momento de dor”.

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, pelas 18:04, na Calçada da Glória.

O INEM anunciou que o acidente provocou 15 mortos e 18 feridos, dos quais cinco em estado grave e 13 ligeiros.

O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.