A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que cinco reguladores financeiros finalizaram alterações à Volcker Rule, nomeadamente à proibição às entidades bancárias de investirem ou patrocinarem hedge funds ou fundos de capital de risco, uma medida que fez disparar as ações de alguns dos principais bancos em Wall Street.
O Dow Jones US Banks Index avança 2,07%, com os títulos do JP Morgan a subirem 2,50%, os do Goldman Sachs a ganharem 3% e os do Mornga Stanley 2,7%.
A Fed explicou, em comunicado, que a regra Volcker geralmente proíbe as entidades bancárias de se envolverem em negociações proprietárias e de adquirir ou reter participações societárias, patrocinar ou ter certos relacionamentos com um hedge funds ou fundos de private equity.
Adiantou que “as alterações aprovadas ao simplificar a parte das regras sobre fundos cobertos, abordar o tratamento extraterritorial de certos fundos estrangeiros e ao permitir que entidades bancárias ofereçam serviços financeiros e participem em outras atividades que não suscitem preocupações que a regra Volcker pretendia abordar”.
A regra entrará em vigor a 1 de outubro, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com