[weglot_switcher]

Acordo entre PS e Bloco ou Governo minoritário são os cenários mais prováveis, diz Bankinter

Banco espanhol antecipa continuidade da estabilidade económica, que poderá abrir portas a novas revisões em alta do ‘rating’.
7 Outubro 2019, 10h34

Uma nota de research do banco espanhol Bankinter publicada esta segunda-feira assinala a “perspetiva de continuidade da estabilidade económica” que resulta das eleições legislativas, com a vitória do PS sem maioria absoluta.

Tendo em conta o resultado das eleições, o departamento de estudos do banco espanhol antecipa os dois cenários mais prováveis para a formação de Governo. O primeiro é um acordo PS + Bloco de Esquerda (BE). Para o Bankinter, é uma “solução aparentemente estável e menos complexa que a anterior coligação”, já que o PS “dispensaria assim o apoio da CDU e do PAN”.

A outra opção mais provável é um Governo minoritário PS, que seria uma “solução menos estável em termos políticos, mas que não descartamos que possa vir a ocorrer”. “Outros cenários menos prováveis seriam a criação de um bloco central (PS + PSD), um acordo com a CDU ou um acordo multipartidário, juntando ainda PAN e/ou Livre”, acrescenta a nota.

“Em todo o caso, pensamos que qualquer um dos dois cenários mais prováveis (acordo com BE ou governo minoritário) acabará por significar uma continuidade da estabilidade económica dos últimos anos, marcados por um crescimento económico robusto e pelo cumprimento das metas de Bruxelas (défice de 0,4% em 2018), não obstante a gradual reversão das medidas da austeridade”, refere o documento.

Assim, o Bankinter considera “expectável” que os mercados reajam positivamente a estas eleições, que “abrem as portas a futuras revisões do ‘rating’ do país, sobretudo por contrastarem com a instabilidade política vivida na maioria dos países europeus”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.