O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que a ampliação da pista do aeroporto do Pico vai estar dependente do estudo que será conhecido até ao final do ano, rejeitando tomar “decisões precipitadas e estúpidas”.
“No novo estudo, que no caso apontam para a eventual necessidade de reorientação da pista, [é preciso] ver que potencial é que tem. Nós queremos sempre o melhor, mas tomar decisões precipitadas e estúpidas é que não farei porque elas custam dinheiro”, declarou José Manuel Bolieiro.
O líder do governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) falava aos jornalistas na sede dos bombeiros de São Roque do Pico após uma reunião com o Conselho de Ilha integrada na visita estatutária do executivo à ilha.
Bolieiro garantiu que a ampliação da pista do aeroporto do Pico está dependente do estudo cujas conclusões serão conhecidas até ao final do ano.
Questionado se mantém o compromisso de aumentar a pista, o presidente do Governo Regional respondeu que o executivo está a “trabalhar para ver a modalidade” que assegura a “melhoria da operabilidade” da ilha.
A 15 de julho, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas anunciou que a ampliação da pista do aeroporto do Pico em mais 700 metros ia provocar “mais obstáculos” do que os que existem atualmente, segundo um estudo.
Quinze dias depois, foi anunciado a adjudicação de um estudo complementar com vista à ampliação da pista daquele aeroporto.
O presidente do Governo dos Açores garantiu que esse estudo complementar vai permitir “conhecer o potencial” da extensão da infraestrutura.
“O primeiro estudo implicava um simples prolongamento da atual pista que não dava garantias de favorecer a operabilidade da pista”, vincou.
A 08 de novembro de 2021, José Manuel Bolieiro anunciou o arranque dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto do Pico, com expropriações e definição da servidão aeronáutica para evitar futuras onerações do projeto, considerando o aumento da infraestrutura como um objetivo do Governo Regional.
A propósito da reunião com o Conselho de Ilha, o Governo dos Açores anunciou mais um voo semanal interilhas para o Pico.
“Vamos ter mais um voo semanal interilhas que ajuda a garantir no período de inverno mais mobilidade”, assinalou Bolieiro.
Já o presidente do Conselho de Ilha fez um balanço positivo do encontro com executivo regional e insistiu na importância da aumentar a pista do aeroporto, uma reivindicação antiga da classe política e económica do Pico.
“A ampliação da pista é uma obra estruturante e de grande importância para a ilha”, alertou Rui Matos, destacando que a intervenção ia permitir potenciar o turismo.
O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo dos Açores composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos de cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia, um representante do Governo Regional (sem direito a voto) e vários membros das organizações sociais, ambientais, culturais e empresariais da ilha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com