Carlos Costa Neves já assumiu o cargo de Secretário-Geral do Governo, destacando acreditar no “sucesso da missão que nos é atribuída”. O antigo eurodeputado e ministro assegurou que irá cumprir as funções que lhe são agora atribuídas com “lealdade”, agradecendo ainda a sua nomeação por parte do primeiro-ministro.
“Cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”, garantiu na tomada de posse, que aconteceu esta terça-feira, 14 de janeiro. No seu discurso agradeceu ainda a Luís Montenegro “pela confiança depositada”.
Costa Neves prometeu “melhorar o serviço prestado aos cidadãos” e promover “instituições eficientes, transparentes, inclusivas e mais próximas dos cidadãos e das empresas” no âmbito das suas funções enquanto Secretário-Geral do Governo.
O novo Secretário-Geral do Governo foi nomeado para o cargo no passado dia 4 de janeiro, três dias depois da Secretaria-Geral entrar em funcionamento com quatro secretários adjuntos e sem líder.
No seu discurso aproveitou para lembrar que o cargo que agora assume é “uma reforma anunciada mas sempre adiada” até agora. Por isso mesmo deixou um elogio à “coragem” do primeiro-ministro em se comprometer com a mesma reforma e arrancá-la do papel.
Lembrar que Carlos Costa Neves é o segundo nomeado do Executivo de Montenegro para o cargo, depois de Hélder Rosalino se ter mostrado indisponível para assumir o cargo após a polémica que se gerou à volta do salário de quase 16 mil euros que iria receber.
Costa Neves vai responder perante o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que foi chamado para tutelar a Secretaria-Geral do Governo e aliviar mais uma gestão ao primeiro-ministro.
Carlos Costa Neves foi ministro da Agricultura no XVI Governo Constitucional, chefiado por Pedro Santana Lopes, e dos Assuntos Parlamentares no XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho. Presidiu ainda o PSD/Açores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com