[weglot_switcher]

AD compromete-se a construir 130 mil novas casas até 2030

Luís Montenegro volta a definir a habitação como prioridade e quantifica essa ambição: construir 130 mil casas até ao final da década. Além disso, a AD quer flexibilizar as regras e licenciamento da construção e reduzir a tributação de forma a aumentar a oferta
14 Abril 2025, 07h00

Luís Montenegro tem referido que uma das grandes bandeiras da Aliança Democrática passa pela habitação e nesse sentido, e caso vença as eleições, a AD propõe-se a promover a construção de 130 mil novas casas até ao final desta década.

No final da semana passada, e mesmo antes da apresentação do programa eleitoral, Luís Montenegro já tinha referido que, em caso de vitória da AD, a habitação vai manter-se entre as prioridades do próximo Governo.

No entender do líder do Governo, a estratégia passa por manter o Estado como mediador e conciliador dos interesses dos promotores mas também dos que querem comprar ou arrendar uma casa. Por outro lado, Luís Montenegro compromete-se a flexibilizar as regras e licenciamento da construção e reduzir a tributação de forma a aumentar a oferta. A AD também quer disponibilizar financiamento para fomentar o desenvolvimento de mais projetos municipais.

“Mais do que duplicamos esse objetivo para 59 mil novas habitações publicas, mas nós queremos ir mais longe do que isso. O nosso projeto é superar as 130 mil novas habitações públicas até ao final desta década”, destacou o líder do PSD na abertura do Congresso de Habitação Pública, que aconteceu em Oeiras no final da semana passada.

E como é que se financia esse objetivo de um futuro Governo da AD? “Tem de ser assegurado pelos recursos públicos, pelos recursos do Orçamento do Estado, pelos recursos dos fundos europeus que temos à nossa disposição e pelos recursos que o Estado pode assegurar de instrumentos de financiamento a baixos custos, nomeadamente através do Banco Europeu de Investimentos”, destacou o primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.