A Aliança Democrática (AD) vence as eleições legislativas deste domingo com uma votação entre 29% a 34%, segundo a projeção feita pela Católica para a RTP. Trata-se de um reforço da votação na coligação PSD/CDS em relação às eleições do ano passado (28,02%), mas não o suficiente para uma maioria absoluta.
A surpresa vai para a projeção dada para o PS e o Chega, que surgem em empate técnico e a disputar a segunda posição. Os socialistas terão tido entre 21 a 26 % dos votos e o partido liderado por André Ventura entre 20 a 24%.
Trata-se, no caso dos socialistas, de um tombo em relação ao resultado do ano passado, quando acabou o por ter 28% dos votos. Já o Chega, que nas legislativas anteriores conseguiu eleger 50 deputados com 18% da votação, sairá deste sufrágio reforçado.
Segundo a projeção da Católica, a Iniciativa Liberal (IL) reuniu entre 4% a 7% dos votos nestas eleições, e logo a seguir, o Livre entre 3% a 6%, o único partido que poderá crescer à esquerda. A CDU teve entre 2 a 4% dos votos, o Bloco de Esquerda entre 1% a 3% e o PAN entre 1 e 2%. A projeção feita para a RTP dá ainda como possível a entrada do JPP (Juntos Pelo Povo) na Assembleia da República.
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro foram chamados a votar. A eleição dos 230 deputados resultam de 22 círculos eleitorais. Ao ato eleitoral concorrem 21 partidos/coligações.
Acompanhe aqui a noite eleitoral ao minuto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com