[weglot_switcher]

AD vence eleições, PS e Chega em empate técnico, segundo projeção da Católica

Projeção feita pela Católica para a estação pública divulgada às 20h.
epa12112036 Prime Minister of Portugal, leader of the Democratic Alliance (AD) coalition, and President of the Social Democratic Party (PSD), Luis Montenegro, speaks to the press after casting his vote for the legislative elections at a polling station in Espinho, center of Portugal, 18 May 2025. Portugal holds early parliamentary elections on 18 May 2025, where over 10.8 million voters will choose from 20 political parties to fill the 230 seats in the Assembly of the Republic. EPA/ESTELA SILVA
18 Maio 2025, 20h01
Em atualização

A Aliança Democrática (AD) vence as eleições legislativas deste domingo com uma votação entre 29% a 34%, segundo a projeção feita pela Católica para a RTP. Trata-se de um reforço da votação na coligação PSD/CDS em relação às eleições do ano passado (28,02%), mas não o suficiente para uma maioria absoluta.

A surpresa vai para a projeção dada para o PS e o Chega, que surgem em empate técnico e a disputar a segunda posição. Os socialistas terão tido entre 21 a 26 % dos votos e o partido liderado por André Ventura entre 20 a 24%.

Trata-se, no caso dos socialistas, de um tombo em relação ao resultado do ano passado, quando acabou o por ter 28% dos votos. Já o Chega, que nas legislativas anteriores conseguiu eleger 50 deputados com 18% da votação, sairá deste sufrágio reforçado.

Segundo a projeção da Católica, a Iniciativa Liberal (IL) reuniu entre 4% a 7% dos votos nestas eleições, e logo a seguir, o Livre entre 3% a 6%, o único partido que poderá crescer à esquerda. A CDU teve entre 2 a 4% dos votos, o Bloco de Esquerda entre 1% a 3% e o PAN entre 1 e 2%. A projeção feita para a RTP dá ainda como possível a entrada do JPP (Juntos Pelo Povo) na Assembleia da República.

Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro foram chamados a votar. A eleição dos 230 deputados resultam de 22 círculos eleitorais. Ao ato eleitoral concorrem 21 partidos/coligações.

Acompanhe aqui a noite eleitoral ao minuto.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.