A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou este sábado seis grupos de distribuição alimentar e dois distribuidores de bebidas de concertarem preços de venda de produtos ao público, em prejuízo dos consumidores.
Em comunicado, a entidade liderada por Margarida Matos Rosa referiu que após a investigação, concluiu que “existem indícios de que Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para alinharem os preços de venda ao público”.
Segundo a investigação da Concorrência, os comportamentos desenvolveram-se entre 2002 e 2017, no caso da Sumol+Compal e entre 2006 e 2017, no caso da Sogrape.
A Lidl também é visada da acusação, no caso de bebidas não-alcoólicas, e, no caso de bebidas alcólicas, a AdC disse que estiveram envolvidas o Intermarché e o E-Leclerc.
Estão também visados individualmente, dois administradores e dois diretores de cada um dos fornecedores, Sumol+Compal e Sogrape.
“A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de um novo caso de ‘hub-and-spoke’, em que os distribuidores recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público no mercado retalhista”, lê-se na nota da Concorrência.
Esta acusação integra o segundo conjunto de casos de ‘hub-and-spoke’ investigados em Portugal, e junta-se assim à acusação Bimbo Donuts, divulgada a 25 de junho).
A AdC tem atualmente dez investigações no setor da grande distruibuição alimentar, algumas das quais se encontram em segredo de justiça.
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