É um verdadeiro adeus à mana da Web Summit que vive do outro lado do Atlântico. A Web Summit anunciou esta quinta-feira que vai lançar um novo evento de tecnologia na cidade canadiana de Vancouver, que substituirá a Collision – a cimeira que ficou conhecida como “irmã da Web Summit”.
O Canadá receberá a primeira Web Summit na América do Norte em maio de 2025, que está inserida na estratégia de expansão internacional da empresa liderada por Paddy Cosgrave e com sede em Dublin. Na prática é um rebranding da Collision de Toronto e acontece logo depois da Web Summit Qatar (Médio Oriente) e da Web Summit Rio (América do Sul) e antecede à de Lisboa.
“Mal podemos esperar para reunir o mundo da tecnologia e dominar a cidade no próximo ano. Vancouver é uma das cidades mais bonitas, com uma comunidade tecnológica florescente que liga as Américas, a Ásia e a Costa Oeste. Chegou a hora de fazer a transição da Collision para a Web Summit. Passámos momentos incríveis em Toronto e estamos ansiosos para continuar a nossa jornada canadiana em Vancouver”, disse o fundador e CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave.
Vancouver foi o berço de unicórnios como a Dapper Labs, Blockstream, Trulioo, LayerZero Labs ou a Visier e também tem escritórios de outras tecnológicas de renome com Amazon, Apple ou Salesforce.
“A Colúmbia Britânica [província à qual pertence Vancouver] tem um histórico de 30 anos de criação e avanço de tecnologias de classe mundial. Queremos aumentar a nossa capacidade de comercializar a inovação e traduzir esses sucessos numa vantagem competitiva sustentável para a nossa economia provincial”, comentou a ministra do Emprego, Desenvolvimento Económico e Inovação da Colúmbia Britânica, Brenda Bailey.
A Destination Vancouver prevê que a Web Summit Vancouver gere 172 milhões de dólares canadianos (cerca de 116 milhões de euros) em gastos diretos e tenha um impacto económico geral de 279 milhões de dólares canadianos (aproximadamente 188 milhões de euros) na Colúmbia Britânica em três anos.
“Somos uma cidade jovem, enérgica e cheia de oportunidades. Em lado nenhum isso é mais óbvio do que neste nosso próspero panorama tecnológico, onde estamos a avançar na tecnologia de ponta, como realidade virtual e realidade aumentada. Vancouver está a atrair pessoas altamente qualificadas de todo o mundo por causa do nosso estilo de vida”, referiu o presidente da câmara de Vancouver. Segundo Ken Sim, a cidade está “pronta para receber o mundo”.
A última Collision em Toronto, que se realiza na próxima semana, entre os dias 17 e 20 de junho, terá mais de 40 mil empreendedores do sector tecnológico, oriundos de 130 países.
A participação nas conferências Web Summit aumentou 51% desde 2022. Até ao final do ano, a estimativa da organização é que todos estes eventos reúnam 160 mil participantes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com