Os Estados Unidos estão a preparar-se para dizer adeus ao penny, uma moeda que foi criada em 1793, sendo também uma das primeiras moedas feitas pelo US Mint (organismo que produz moedas), como avançou o Wall Street Journal.
De acordo com o US Mint, a primeira moeda cunhada pelo organismo acontece em 1793, e foi o centavo de cobre, cooper cent em inglês, (o penny). “As primeiras moedas produzidas pelo US Mint, localizado em Philadelphia, que abriu em 1793, foram os ‘half dimes'”, refere o US Mint.
A primeira moeda que esteve oficialmente em circulação foi o chamado Fugio cent (também conhecido como o Franklin cent), que data de 1787, na sequência da autorização do Congresso para a produção desta moeda, depois de um debate relativamente à cunhagem das moedas.
O Departamento do Tesouro, dirigido por Scott Bessent, confirmou que os Estados Unidos vão deixar de produzir os penny (o que em euros seria o equivalente a um cêntimo) a partir do próximo ano. Refira-se que o presidente norte-americano, Donald Trump, já tinha defendido em fevereiro, mês em que tomou posse, o fim da cunhagem do penny, considerando-os um “desperdício”.
De acordo com a Reuters, nas mais recentes semanas, tanto os Democratas como os Republicanos têm introduzido propostas na Casa dos Representantes e no Senado a defender o fim da circulação do penny. O custo para produção desta moeda tem subida nos últimos 10 anos de 1.3 centavos para 3.69 centavos, refere o Departamento do Tesouro norte-americano. O mesmo organismo estima que com o fim da produção desta moeda existiria uma poupança imediata anual de 56 milhões de dólares (49,4 milhões de euros).
De acordo com o Departamento do Tesouro existem em circulação nos Estados Unidos 114 mil milhões de pennies. Um porta-voz do Departamento do Tesouro confirmou o avançado pelo Wall Street Journal, ao referir que a encomenda final de pennies aconteceu este mês.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com