[weglot_switcher]

Adeus, PTC. Olá, Luza: Grupo de engenharia nacional investe 100 mil euros para mudar marca

“É uma homenagem às nossas origens portuguesas e ao espírito que define quem somos. Um povo resiliente, inovador e visionário”, diz o fundador e CEO da empresa, Tiago Monteiro.
22 Outubro 2024, 10h50

A empresa portuguesa PTC, que vende serviços de engenharia, consultoria tecnológica e formação, despediu-se oficialmente da marca com que nasceu e mudou de nome para grupo Luza. A reestruturação estratégica inclui o rebranding e uma nova identidade visual, que envolveram um investimento de aproximadamente 100 mil euros, avançou fonte oficial ao Jornal Económico.

A reforma da marca foi idealizada e concretizada pela agência de marketing portuguesa Loba. “O nome Luza é uma homenagem às nossas origens portuguesas e ao espírito que define quem somos. Derivado de lusitano, termo que representa os antigos habitantes da Península Ibérica, o nome Luza carrega a história de um povo resiliente, inovador e visionário”, explica o fundador e CEO da antiga PTC.

“Este nome não foi escolhido por acaso, reflete o nosso propósito de sermos uma empresa que honra o passado, enquanto molda o futuro da engenharia e da tecnologia”, garante Tiago Monteiro. Fundada em 2006, em Oliveira de Azeméis, a rebatizada Luza evoluiu de uma pequena empresa familiar para uma multinacional com mais de 1.200 trabalhadores pelo mundo.

Os pilares nos quais a operação da Luza assenta, sob o chapéu desta nova marca, são seis: agilidade, simplicidade, compromisso, responsabilidade, positividade e proximidade. Inclusive as cores do logotipo têm uma mensagem: o cinzento representa a parte institucional, o amarelo simboliza as pessoas, o violeta a tecnologia e o laranja a conectividade, de acordo com a informação transmitida em comunicado de imprensa.

“No ano em que completamos 18 anos, consideramos que é o momento ideal para desenvolver uma nova identidade que reflita a nossa ambição de ter uma visão mais integrada da empresa e uma narrativa de negócio focada no futuro que pretendemos construir. Este rebranding vai além de uma mudança de logotipo, é o início de um novo ciclo para o Luza Group, onde refletimos sobre a nossa identidade, serviços e como nos desejamos posicionar no cenário global onde já atuamos”, acrescenta Tiago Monteiro,

Na opinião da designer Dilene Oliveira, da Loba, objetivo foi conseguir “simbolizar o ecossistema vivo e dinâmico” do grupo. “As linhas curvas do logo conferem movimento e energia, enquanto a distinção das três áreas é feita através das suas formas e cores. O lettering escolhido reforça a ligação com a área tecnológica enquanto transmite proximidade e um toque humano”, detalha a especialista.

PTC Group tem cerca de 200 vagas disponíveis em vários países e 32 para Portugal

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.