[weglot_switcher]

Adeus Spalding. Olá Wilson. 37 anos depois, NBA muda de bola oficial

O acordo celebrado pela NBA com a fabricante de artigos desportivos Wilson dá por terminada a parceria com a Spalding no patrocinio e manufatura das bolas oficiais da competição. Os valores e a duração do negócio não foram revelados.
14 Maio 2020, 14h00

A relação entre a NBA e a Wilson remonta ao início da principal liga de basquetebol norte-americana, que durante os primeiros 37 anos da sua história utilizou bolas fabricadas pela Wilson. O contrato celebrado com a Spalding, coincidência ou não, durou precisamente 37 anos, o mesmo que a sua antecessora, que agora regressa para ocupar o lugar que já foi seu no passado, segundo o portal “Palco23”.

Meses antes, a marca já havia chegado a um acordo com a NBA e com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA – sigla em francês) para ser a bola oficial da nova Liga Africana de Basquetebol. Adicionalmente, a Wilson é patrocinadora mundial da federação internacional e a bola oficial dos torneios 3×3 e da Liga dos Campeões de Basquetebol.

Salvatore LaRocca, responsável pelas parcerias globais da NBA, afirma que “este patrocínio com a Wilson traz-nos de volta às nossas raízes no planeamento para o futuro”. Por sua vez, Kevin Murphy, presidente executivo da Wilson mostrou-se feliz pelo acordo celebrado e explica que “este novo capítulo centra-se no desenvolvimento do jogo ao máximo”.

Os valores do negócio não foram revelados, nem a duração do contrato.

A Spalding, por sua vez, mantém o contrato com o NCAA (campeonato universitário de basquetebol dos Estados Unidos) até 2021 e competições como a ACB (Liga espanhola de basquetebol) e a Euroliga, embora o futuro nas competições norte-americanas seja desconhecido após Ed Dvorak, presidente da empresa, e outros altos funcionários deixaram a empresa, ingressando na espanhola NBN23.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.