[weglot_switcher]

Aethel Mining conclui compra da mina de ferro de Moncorvo

A Aethel passa assim a controlar a concessão do segundo maior depósito de minério de ferro da Europa em Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.
  • José Manuel Ribeiro/Reuters
5 Fevereiro 2020, 13h22

A Aethel Mining anunciou a conclusão da compra da empresa MTI – Ferro de Moncorvo, empresa responsável pela exploração mineira desta mina no distrito de Bragança. A Aethel passa assim a controlar a concessão do segundo maior depósito de minério de ferro da Europa em Torre de Moncorvo.

A mina encontra-se a produzir “agregado de alta intensidade e irá produzir posteriormente concentrados de ferro. A produção de agregados de alta densidade da mina é um material muito valorizado para a construção e trabalhos em grandes estruturas físicas”, segundo o comunicado da empresa.

A MTI tinha um plano de investimento de 114 milhões de euros até 2026, esperando produzir seis milhões de toneladas de minério nos cinco primeiros anos de laboração, segundo avançou a Lusa em novembro de 2019. A MTI esperava criar mais de 200 postos de trabalho numa primeira fase, com mais 250 postos de trabalho nas seguintes fases.

A Aethel Mining pertence ao Aethel Group, uma empresa com “negócios em gestão de fundos de investimento alternativos e serviços financeiros, recursos naturais e tecnologia.

“Este é um projeto importante para o país, para a economia local e para o nosso grupo. Mas a preocupação principal é o elefante na sala: a indústria mineira e as alterações climáticas. A Aethel Mining está determinada em
minimizar os impactos operacionais nas alterações climáticas e para tal realizará uma verificação das operações em Moncorvo através do uso de ferramentas informáticas que fornecem indicadores que incluem o potencial de aquecimento global e a necessidade de energia primária. Este é um trabalho pioneiro e, num futuro próximo, pretendemos transformar os dados em inteligência, onde os processos serão optimizados tendo em conta
ambos os factores externos e internos”, disse em comunicado Ricardo Santos Silva, co-fundador da Aethel Group.

https://jornaleconomico.pt/noticias/aethel-recebe-luz-verde-para-explorar-minas-de-moncorvo-509381

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.