A Tesla vai avançar com a estratégia de expansão internacional e já terá iniciado conversações com os governos alemão e holandês para a construção da primeira Gigafactory, o nome que Elon Musk deu à fábrica de veículos elétricos e autónomos, na Europa.
De acordo com o “The Wall Street Journal”, as conversações com as autoridades germânicas e holandesas ainda estão em fases preliminares, o que significa que o acordo não é certo. Contudo, o facto de a sede europeia da Tesla ser na Holanda coloca o país das papoilas numa posição vantajosa face à restante Europa.
A Alemanha ganha força por todo o historial que tem no ramo automóvel, sobretudo por ser o centro de fabrico de centenas de marcas automóveis próximas dos grupos Daimler e Volkswagen.
O jornal económico norte-americano salienta ainda que a Tesla também discute a oportunidade de construir uma central elétrica na Holanda.
Até ao momento a Tesla não confirmou a notícia do “The Wall Street Journal”, embora Elon Musk, fundador e presidente executivo da Tesla, tenha indicado, em junho, que vai anunciar a localização da primeira Gigafactory europeia até ao final deste ano.
Elon Musk dissera que a Alemanha seria uma “escolha líder”, numa mensagem partilhada na sua conta de Twitter, e que a fábrica da Tesla no “Velho Continente” deveria estar próxima da Bélgica e Luxemburgo, em áreas limítrofes com França e Alemanha. O objetivo será o de posicionar a Gigafactory europeia próxima dos mercados automóveis mais importantes.
Não é de agora que se fala na vinda da Tesla para a Europa. Portugal chegou mesmo a ser muito referido como um país ideal para receber a primeira Gigafactory europeia. A Tesla chegou a divulgar um vídeo promocional sobre as vantagens de Portugal e, em julho de 2017, quatro empresas nacionais estavam a “lutar” pela marca Tesla em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com