[weglot_switcher]

Afinal, posso ser multado se conduzir de chinelos?

Sendo Portugal um país conhecido pelas suas praias e pelo clima quente, com a chegada do verão a mesma pergunta volta a ser colocada: é ou não permitido conduzir de chinelos de acordo com a lei?
15 Julho 2019, 18h04

Se é uma das pessoas que tendencialmente conduz de chinelos, ou se por outro lado, tem alguma apreensão em fazê-lo, explicamos se é ou não permitido segundo a lei.

Tendo em conta o nº 2 do artigo 11º do Código da Estrada, “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução em segurança”. Como podemos constatar no artigo citado, remete-nos para um exercício de consciência, cabendo portanto ao condutor tomar a decisão de usar ou não usar chinelos ou qualquer outro tipo de calçado durante a condução, ou seja, moralmente falando, cabe a cada um avaliar a segurança que o tipo de calçado utilizado lhe confere.

Apesar de haver o mito associado de que conduzir de chinelos incorre em contra-ordenação, a verdade é que no código da estrada, não há nenhum tipo de referência ao calçado que deve ou não ser utilizado no ato da condução.

Portanto, use o tipo de calçado que se sentir mais confortável, nunca esquecendo o factor importante da segurança.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.