África e Europa analisam futuras parcerias institucionais e empresariais

1ª Edição do EurAfrican Forum 2018 arranca na próxima terça-feira em Cascais sob a organização do Conselho da Diáspora Portuguesa e o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa. Conferência vai juntar empreendedores, ativistas sociais, líderes africanos e representantes europeus.

Realizado pela primeira vez em Portugal, o EurAfrican Forum junta, na próxima terça-feira, em Cascais líderes africanos e europeus, decisores empresariais e institucionais, influenciadores, empresários e políticos com o propósito de analisar e debater políticas de aproximação entre a África e a Europa, agilizando mecanismos de colaboração e criando novas sinergias entre os dois continentes.

Marcada para o centro de congressos de Cascais, a partir das 8 horas, esta conferência decorre sob o alto patrocínio do Presidente da República e do Governo e tem como responsáveis José Manuel Durão Barroso, Chairman do EurAfrican Forum, que intervém pelas 17 horas,  e Filipe de Botton, presidente da direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa cuja preleção está agendada para as 8h45.

Em análise vão estar temas como as alterações climáticas, os desafios demográficos à globalização e à revolução tecnológica, determinantes para o futuro de África e da Europa.  O objetivo é que empresários, influenciadores e empreendedores possam “explorar as potencialidades dos dois blocos geográficos, tendo em vista um desenvolvimento sustentável e que vise a melhoria objetiva da qualidade de vida dos povos”.

Sob  o tema ‘Construir Parcerias Para A Mudança”, este fórum inaugural conta com a participação da directora Executiva da DocConnectAfrica, Sophia Bekele, do CEO do Shoreline Group, William Elong,  do fundador da start-up Will & Brothers, Bethlehem Tilahun Alemu, de Amrote Abdella, Regional Director for Microsoft 4Afrika Initiative, Manuel Mota, CEO da Mota-Engil África, entre muitos outros oradores.

Pelas 11h está agendada a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 

Ler mais

Recomendadas

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

Governo anuncia linha de crédito de 50 milhões para microempresas de gestão de eventos

Os 50 milhões de euros foram anunciados pelo ministro da Economia no Parlamento, num exemplo de uma das áreas que, não sendo óbvia, enfrenta enormes dificuldades por orbitar em torno de um setor muito condicionado pela pandemia, o turismo. 20% dos 50 milhões de euros desta linha poderá passar a fundo perdido caso empresas mantenham o emprego no próximo ano.

Fórum para a Competitividade prevê queda do PIB até 12% este ano

Para o próximo ano, a entidade liderada por Pedro Ferraz da Costa antevê uma recuperação do PIB entre 5% e 6%.
Comentários