[weglot_switcher]

Agência Espacial Portuguesa abriu inscrições para a quarta edição do programa Astronauta por um Dia

As candidaturas estão abertas desde 24 de janeiro e encerram no próximo dia 2 de março, sendo que os estudantes do ensino básico e secundário, com idades entre os 14 e os 18 anos, podem submeter as candidaturas no site oficial da iniciativa.
26 Janeiro 2025, 12h10

A Agência Espacial Portuguesa abriu na última sexta-feira as inscrições para a quarta edição do programa Astronauta por um Dia, que oferece a jovens estudantes portugueses a oportunidade única de vivenciar a sensação de gravidade zero.

As candidaturas estão abertas desde 24 de janeiro e encerram no próximo dia 2 de março, sendo que os estudantes do ensino básico e secundário, com idades entre os 14 e os 18 anos, podem submeter as candidaturas no site oficial da iniciativa.

Este ano, o formato mantém-se, diz a Agência Espacial Portuguesa. Isto é, a primeira fase exige o envio de informações gerais e de contacto, assim como um vídeo de motivação com um máximo de 45 segundos. Depois, serão selecionados 250 candidatos para uma segunda fase, que avaliará as capacidades de memória, velocidade e raciocínio espacial dos concorrentes.

Apenas 100 passarão à terceira etapa, composta por uma prova de aptidão física. Destes, 50 serão chamados para uma entrevista e, por fim, 30 finalistas participarão no voo, após aprovação num exame médico.

A Agência Espacial Portuguesa volta assim a dar aos estudantes do sistema de ensino português a
oportunidade de flutuarem como astronautas, num voo de gravidade zero.

Desde o lançamento do programa, em 2022, participaram nesta iniciativa 91 jovens, que foram
escolhidos através de um processo de seleção que simula os métodos de recrutamento de
astronautas.

Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, realça o impacto crescente
do programa, ao dizer em comunicado que  “com três edições realizadas, temos agora 91 embaixadores do Astronauta por um Dia, que partilham as suas experiências por todo o país, inspirando novos candidatos”

“Exemplo disso é o evento marcado para 2 de fevereiro, às 15 horas, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, que juntará à conversa cinco alunos da Região de Aveiro que foram finalistas nas três edições da iniciativa”, acrescenta.

Esta nova edição “pretende continuar a afirmar o impacto crescente do programa, que já envolveu 91 jovens de várias regiões do país”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.