[weglot_switcher]

Agência Espacial portuguesa quer levar o país à última fronteira

Portugal Space resulta de uma parceria entre o Governo da República e o Governo Regional dos Açores com a colaboração da Agência Espacial Europeia. Base na ilha de Santa Maria vai servir para lançar microssatélites.
4 Outubro 2020, 13h00

Criada em 2019, tem como principal objetivo estimular o setor da indústria aeroespacial em Portugal através da prestação de serviços ligados às ciências e tecnologias do espaço, desenvolver a capacidade empresarial portuguesa no setor e estimular a criação de emprego dentro da área.

A Portugal Space é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, até agora presidida por Chiara Manfletti e Luís Santos (vice-presidente). Manfletti anunciou há dias a sua saída, para regressar à Agência Especial Europeia, sendo substituída interinamente por Ricardo Conde.

A sede da Portugal Space fica na ilha de Santa Maria, nos Açores, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites que será um importante centro para o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial em território português. Adicionalmente, Lisboa e outros locais do país terão instalações da Portugal Space.

Manter e gerir a rede de incubadoras portuguesas ligadas ao setor aeroespacial é uma das principais responsabilidades da Portugal Space. Atualmente conta com 21 centros localizados em mais de 60 cidades europeias. Em Portugal, as cidades incluídas neste projeto são Coimbra, no Instituto Pedro Nunes, Porto, no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e Cascais, no DNA Cascais. Ainda assim, o objetivo da Portugal Space é alargar a iniciativa a todo o país e chegar às 10 localizações em território nacional.

A criação de emprego é prioridade para a Portugal Space, quer através da rede de incubadoras, quer da criação de estímulos às empresas que já trabalham no setor há mais tempo, oferecendo uma vantagem competitiva por operarem no setor em Portugal, algo que ficará sublinhado com a chegada da tecnologia 5G. Ao Jornal Económico, a presidente da Portugal Space garantiu que, até 2030, o objetivo passa por captar o investimento de 2.500 milhões de euros, dividido entre investidores públicos e privados, para “criar mil postos de trabalho qualificado”.

Um dos primeiros projetos, e talvez um dos mais ambiciosos, prende-se com o lançamento de pequenos satélites (microssatélites) a partir de território português. Integrado no programa do Governo em conjunto com o Executivo dos Açores, o “Portugal Espaço 2030” tem agendados os primeiros lançamentos em 2021, na primavera ou no verão, depois de ter sido assinado o contrato com os consórcios vencedores para a instalação e funcionamento da base. Para garantir o sucesso da operação, o Estado investiu um milhão de euros através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Manter uma relação de proximidade com as empresas do setor aeroespacial português é outra das prioridades. Algumas destas empresas, em atividade desde o início do milénio, já têm um conhecimento aprofundado da indústria aeroespacial, inclusive na colaboração com a ESA para ajudarem a desenvolver alguns dos projetos mais ambiciosos a serem realizados a partir de solo europeu. Sabendo disso, a Portugal Space tem procurado oferecer um conjunto de aconselhamentos às empresas portuguesas com algum historial no setor aeroespacial, apresentando exemplos, nacionais e internacionais, com o objetivo de ajudar a otimizar operações, criar produtos e serviços, melhorar os seus negócios e desenvolver uma vantagem competitiva.

Ainda assim, manter e promover o contacto com empresas cuja atividade vai para além do setor aeroespacial faz parte da estratégia da Portugal Space, com o objetivo de identificar necessidades que possam ser abordadas através da tecnologia aeroespacial, como os dados de satélite, ou então promover parcerias que estimulem o volume de trabalho no setor e permitam a criação de novos projetos direcionados.

A dimensão geográfica de Portugal talvez não seja a ideal para imaginarmos projetos espaciais de grande relevo, mas é precisamente o contrário que acontece. Com várias empresas portuguesas diretamente envolvidas no desenvolvimento de alguns dos projetos mais ambiciosos do momento, estabelecer a ponte entre Portugal e o espaço é a grande missão da Portugal Space.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.