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Agentic AI: Uma nova fronteira de evolução das empresas

Vivemos uma era de transformação acelerada, onde a Inteligência Artificial (IA) Generativa lidera uma revolução silenciosa. Neste novo cenário, o futuro da consultoria de negócio está cada vez mais entrelaçado com a consultoria tecnológica, na medida em que o sucesso das organizações dependerá, mais do que nunca, da sua capacidade de integrar soluções inovadoras que criem valor real para os seus stakeholders.
Nuno Costal, Strategic Value Principal Director, NTT DATA Portugal
4 Julho 2025, 07h35

À medida que a evolução dos modelos de negócio ultrapassa a capacidade humana de resposta e os modelos tradicionais de tomada de decisão e execução começam a mostrar limitações, a inovação dos sistemas inteligentes e adaptativos é chave para fazer face aos novos desafios.

A IA Generativa é uma prioridade das Administrações

A evolução das tecnologias de IA Generativa mostra que estas soluções são cada vez menos uma experiência de laboratório, mas sim uma prioridade nas reuniões de Administração. A IA Generativa tem já uma presença diária no mundo empresarial. E, como tal, as grandes organizações têm vindo a investir recursos financeiros e humanos na adoção de soluções de IA Generativa, na execução de provas de conceito, sessões de ideação, definição de planos de adoção, entre outros.

Historicamente, tem-se verificado um padrão na inovação tecnológica ao serviço do negócio: cumes de ambição, vales de incerteza. E a evolução da IA Generativa tem-se mostrado próxima desta realidade, diferindo maioritariamente na velocidade a que esta inovação está a ter lugar e no espaço temporal em que se espera impacto transformativo real e mensurável. É natural, por isso, que existam questões relacionadas com retorno do investimento e a capacidades destas tecnologias para cumprir as ambições esperadas.

Será que vai efetivamente entregar valor transformacional?

A rápida ascensão dos agentes de IA vem responder a esta questão, tornando mais tangível o impacto prometido pelas tecnologias de IA Generativa enquanto veículos de transformação das empresas. Os agentes de IA são desenvolvidos para expandir as capacidades dos LLM (large language models) na resolução de problemas. Para o fazer de forma eficaz, os agentes precisam de capacidades cognitivas e ferramentas que interajam com o ambiente externo. Esta conjugação de ‘ação’ e ‘raciocínio’ permite que os agentes realizem novas tarefas rapidamente. À medida que as condições mudam, eles respondem com novas abordagens para alcançar o resultado desejado. É esta capacidade de realizar tarefas de forma autónoma, sem esperar instruções, que torna os agentes de IA tão valiosos num contexto transformacional de uma organização. E assim  começa a surgir o conceito de Agentic Entreprise, um  modelo estratégico que permite às organizações escalar o impacto da IA Generativa de forma responsável e sustentável.

Um novo paradigma: Agentic Enterprise

Uma Agentic Entreprise é um novo paradigma organizacional, em que os agentes de IA são incorporados em toda a organização. É mais do que uma atualização tecnológica — é uma mudança na forma como as organizações operam. Os agentes são sistemas inteligentes que agem com intenção, aprendem com os resultados e alinham-se com os objetivos de negócio. Não executam apenas tarefas; contribuem efetivamente para a estratégia corporativa.

Vamos começar a olhar para estas empresas como sistemas vivos e dinâmicos. Os agentes vão surgir ao longo de toda a organização, cada um com um papel específico. Percecionam o que está a acontecer, suportam a tomada de decisões, agem e aprendem com os resultados. Trabalham uns com os outros— e connosco—para realizar tarefas e criar resultados de forma mais inteligente e rápida. Para que estes agentes autónomos possam existir, tem de haver uma arquitetura de referência. E esta tem de ser modular, para que os agentes possam ser “criados” conforme necessário; interoperável, para que possam aceder a múltiplos dados e sistemas; e governada, para que os agentes operem de forma segura e ética. Isto é o que torna a estratégia de Agentic Entrerpise responsável, escalável e sustentável a longo prazo.

Decisões mais rápidas, operações mais inteligentes e experiências mais personalizadas

Este novo paradigma não vai apenas automatizar as nossas empresas. Abraçando esta estratégia as organizações incorporam inteligência em cada camada do negócio, permitindo decisões mais rápidas, operações mais inteligentes e experiências mais personalizadas. Não é sobre substituir pessoas — é sobre capacitá-las e escalar o seu impacto.

Evoluir para este novo paradigma, não é um salto. Requer uma abordagem faseada que construa confiança, capacidade e valor, começando com o aumento das capacidades humanas e evoluindo para uma relação sinérgica entre homem e máquina.

Avizinha-se uma transformação de como as organizações pensam, agem e evoluem

E esta transformação requer mais peças para além da tecnologia; exige adicionalmente uma base estratégica, criação de valor, transformação cultural e governo de IA responsável. Esta é uma transformação de como as organizações pensam, agem e evoluem. A Agentic Entreprise não é uma visão distante, é uma realidade que se pode começar a construir já.

Este conteúdo foi produzido pela NTT DATA Portugal.

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