Há quem diga que a agricultura, em Portugal, está morta, mas podemos decretar com toda a certeza que isso é mentira. Há, efetivamente, trabalhos mal pagos no sector primário, há quem se diga explorado, mas nos últimos anos observou-se uma revitalização agrícola, muito com a ajuda de investidores estrangeiros.
A Rota Unica Agriculture é exemplo disso, tal como a Olivogestão. A Rota Unica pertence a um fundo americano e tem o ‘doutor amêndoa’ David Doll à frente das tropas, mas quem dá a cara nesta visita é Pedro Vieira, enquanto os olivais são coordenados pelo espanhol Álvaro Labella. Também os portugueses continuam a investir na agricultura, como nos mostra a Summer Berry Company e o JBI Group [João Bento Inácio].
Desmistificar as ideias da agricultura, combater a informação incorreta e mostrar a modernização num sector que muitos consideram estagnado são alguns dos objetivos do programa B-Rural, promovido pela Consulai, consultora especializada nos sectores agrícola e florestal, e cofinanciado pela União Europeia.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com