Sporting CP e SL Benfica estão separados por um ponto na classificação (com vantagem para as ‘águias’) mas no que diz respeito ao valor de mercado, os eternos rivais têm uma diferença de avaliação difícil de encontrar em termos históricos, sobretudo quando falamos de uma vantagem dos ‘leões’. Neste momento, Sporting CP e SL Benfica estão separados por 120 milhões de euros.
O campeão nacional, que começou a temporada com uma avaliação do site “Transfermarkt” de 383,5 milhões de euros, conseguiu incrementar esse valor para 443,5 milhões de euros em novembro e em dezembro passou a valer 474 milhões de euros, um valor recorde em Alvalade e que reflete o início de temporada dos ‘leões’. Em apenas um mês, a avaliação deste grupo de jogadores do Sporting CP subiu 90,5 milhões de euros.
Na Luz, o plantel agora à ordens de Bruno Lage começou a temporada avaliado em 329 milhões de euros. Com a melhoria na performance da equipa, o site “Transfermarkt” valorizou o plantel em 354 milhões de euros, mais 25 milhões de euros do que aquilo que se verificava no início da temporada.
O ‘onze’ mais valioso da Liga Portugal encontra-se dominado por jogadores do Sporting CP: Viktor Gyokeres (75 milhões de euros), Pedro Gonçalves (32 milhões de euros) e Geovany Quenda (30 milhões de euros) dominam a frente de ataque, com o dinamarquês Morten Hjulmand (45 milhões de euros)a surgir como melhor ‘seis’ da Liga.
Na defesa, onde surgem Gonçalo Inácio (45 milhões de euros) e Ousmane Diomande (40 milhões de euros) como centrais dessa equipa mais valiosa, entra Álvaro Carreras (18 milhões de euros) como o único jogador do SL Benfica a constar no ‘onze’ com melhor avaliação.
Por setores, cada equipa encontra-se melhor avaliada em dois sectores cada. Na baliza, é o SL Benfica que ganha vantagem com uma avaliação de 30 milhões de euros dos jogadores que atuam nessa posição, com Trubin (avaliado em 25 milhões) a dominar esse cálculo. Em Alvalade, esse sector apresenta uma avaliação modesta de 13,5 milhões de euros. No meio-campo, as ‘águias’ também levam vantagem: o Sporting CP não chega aos 90 milhões de euros enquanto o SL Benfica apresenta uma avaliação de 104,5 milhões de euros.
Na defesa e no ataque a história é outra: apesar do SL Benfica apresentar avaliações acima dos 100 milhões de euros por cada sector (defesa vale 106,5 milhões e ataque está avaliado em 113 milhões), o site “Transfermarkt” atribui valores muito superiores à equipa agora comandada por Rui Borges: a defesa vale 147 milhões de euros e o ataque apresenta uma avaliação de 226 milhões. Só o sueco Viktor Gyokeres vale 75 milhões de euros, o jogador com melhor avaliação de mercado na história da Liga Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com