[weglot_switcher]

AIE apela à OPEP que aumente a produção de petróleo para evitar ‘combinação fatal’

A Agência Internacional de Energia diz que é preciso reverter a subida dos preços do petróleo, que já está a entrar na “zona vermelha”, ameaçando o crescimento da economia global.
26 Outubro 2018, 18h59

A AIE deixou um novo aviso (depois de já este mês ter alertado para o aumento dos preços do petróleo), o que poderia penalizar a procura em algumas das economias de mais rápido crescimento do mundo – a menos que os produtores tomem medidas para travar a escalada das cotações.

“O mercado mundial de petróleo está a passar por um período muito delicado, assim como o crescimento económico”, disse ontem o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, numa entrevista em Londres. “Se os produtores de petróleo se preocupam com o crescimento da economia global, e eu acho que eles se importam, devem tomar medidas para dar alívio ao mercado”.

Birol advertiu novamente que, sem um aumento na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a economia global entrará numa “zona vermelha”. O mundo ainda precisa de mais petróleo para compensar as perdas do Irão e da Venezuela, disse o responsável.

No relatório mensal publicado este mês, a AIE estima que o aumento da procura de petróleo a nível global será de 1,3 milhões de barris em 2018 e 1,4 milhões de barris em 2019. Números que representam um corte de 100 mil barris face às previsões anteriores.

Embora o mercado de petróleo esteja bem neste momento, “os próximos meses podem ser difíceis se os produtores não aumentarem a produção ou derem sinal para isso”, acrescentou Birol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.