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“Ainda só estamos a 10% do potencial da realidade virtual”

Além dos originais, a Resolution Games tem uma parceria com a Angry Birds, e à boleia do sucesso global deste jogo, o seu projeto de RV está a ter muito sucesso no mercado europeu, contabilizando já mais de 50 níveis especialmente desenhados para a realidade virtual.
  • Foto: Cristina Bernardo
7 Novembro 2019, 17h54

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) parecem estar a ganhar cada vez mais importância no “mundo” dos videojogos, mas Tommy Palm, presidente executivo da Resolution Games, admite que poderemos estar a oito anos de distância de perceber o seu verdadeiro potencial. Para já, esta empresa sueca, produtora de videojogos, está focada em oferecer experiências aos jogadores com uma mistura de jogos para o telemóvel combinada com a RV e a RA.

O primeiro grande sucesso da empresa surgiu depois de uma ideia que combina a pesca desportiva real com a virtual, ou seja, a Resolution Games desenvolveu um jogo para os amantes da pesca, que consiste em aproveitar o tempo de espera durante a pesca real, recorrendo para isso a uns óculos de RV. Na prática, o jogador enquanto espera que o peixe morda o isco, vai pescando virtualmente. O jogo teve  bastante sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

“Comparando com outros tipos de jogos para o telemóvel o numero de jogadores é bastante reduzido, mas tendo em conta que nem todas as pessoas podem ter uns óculos de RV, três milhões de downloads contabilizados é um numero bastante satisfatório” afirma Tommy Palm.

Além dos originais, a Resolution Games tem uma parceria com a Angry Birds, e à boleia do sucesso global deste jogo, o seu projeto de RV está a ter muito sucesso no mercado europeu, contabilizando já mais de 50 níveis especialmente desenhados para a RV.

Um dos aspetos que distingue a Resolution Games das restantes produtoras de jogos, prende-se com o facto de não rentabilizarem os seus jogos através de micro-transações “nós quando lançamos um jogo e estabelecemos um preço não queremos enganar o consumidor, portanto, quando alguém paga por um produto da resolution games receberá sempre o conteúdo no total e não será persuadido a gastar mais dinheiro. Não gosto da tendência das micro transações e não é algo que estejamos a planear para os nossos próximos lançamentos” afirma Tommy Palm.

Em relação a projetos futuros, Tommy Palm não quis desvendar o que aí vem, mas confirmou ao Jornal Económico que está a trabalhar em cinco projetos diferentes de RV e RA para os smartphones.

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