[weglot_switcher]

AIP cria comunidades de energia renovável em Lisboa e em Loulé

Comunidades na capital e no Algarve foram hoje anunciadas.
4 Setembro 2024, 16h23

A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) anunciou hoje a criação de duas Comunidades de Energia Renovável (CER) na sua sede em Lisboa e no Algarve.

Com uma capacidade instalada de 126 KWp que permite produzir 180,13 MWh/ano, esta energia vai permitir à AIP “reduzir o seu consumo da rede, sendo o próximo passo a expansão da capacidade instalada para criar uma Comunidade de Energia Renovável na Junqueira que contará com 488 painéis, instalados em 1.200 m2 de cobertura de edifícios, com uma produção estimada de 482 MWh/ano que evitará a emissão de 77 toneladas de CO2/ano”, segundo comunicado hoje divulgado.

A AIP destaca que 40% da energia produzida vai ser consumida “por outros membros da Comunidade de Energia Renovável da Junqueira para a qual já aderiu um conjunto significativo de entidades, entre hospitais, hotéis, restaurantes e empresas de serviços. Este membros beneficiarão do acesso a energia produzida a partir de uma fonte renovável, mas também de preços inferiores aos da rede”.

Mais a sul, está a ser criada outra CER no edifício do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, no Parque Industrial de Loulé, copropriedade da AIP. “Neste caso, a Comunidade de Energia Renovável, que além do NERA teve a adesão de outras empresas, é alimentada por 168 painéis solares fotovoltaicos com uma capacidade 91 KWp que permite alcançar uma produção anual de 154 MWh”.

“Estamos, com estas duas Comunidades de Energia Renovável, a dar passos rumo a um futuro mais sustentável da AIP, mas também a mostrar aos nossos associados que a transição energética está a acontecer. E é importante que todas as empresas avancem neste sentido pois só assim poderão almejar a um crescimento sustentado e sustentável dos seus negócios e, consequentemente, da economia portuguesa”, disse, em comunicado, o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.