[weglot_switcher]

AIP prepara caminho para pequenas e médias empresas no Golfo Pérsico

Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos são destinos de uma missão da Associação Industrial Portuguesa que parte este sábado para o Golfo. Na agenda estão reuniões com câmaras de comércio, autoridades de comércio externo, zonas francas e entidades financeiras, entre outros organismos. 
15 Novembro 2025, 12h17

Uma missão institucional da Associação Industrial Portuguesa (AIP) parte este sábado, 15, para o Golfo Pérsico onde, até dia 21, procurará aprofundar conhecimento e oportunidades nos mercados da Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Estabelecer protocolos de cooperação com entidades empresariais, identificar oportunidades de negócio, recolher informação e fazer o levantamento de tendências são os objetivos da missão.

Do programa da visita constam reuniões com câmaras de comércio, autoridades de comércio externo, zonas francas e entidades financeiras, entre outros organismos.

Trata-se da primeira fase de uma iniciativa da AIP que tem por alvo os mercados da Índia e dos países do Golfo Pérsico e que, com ações várias de capacitação ao longo de dois anos, pretende impactar 300 pequenas e médias empresas (PME) nacionais.

“O conhecimento da especificidade de cada mercado-alvo, das regulamentações legais, das práticas comerciais e o estabelecimento de redes colaborativas com entidades empresariais e institucionais locais permitirão facultar às PME nacionais informação que possa facilitar a estratégia de entrada naqueles mercados”, excplica a AIP em comunicado enviado á nossa redação.

A fase seguinte do projeto incluirá a dinamização de encontros junto das empresas nacionais de forma a partilhar a informação recolhida, dar a conhecer os acordos de cooperação estabelecidos, disponibilizar ferramentas digitais e conhecimentos que auxiliem as PME na definição estratégica dos seus planos de marketing internacional para aqueles mercados.

Esta missão institucional está enquadrada no projeto Expand Portugal, co-financiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2030.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.