A Associação Industrial Portuguesa (AIP) tem vindo a realizar, desde o início do ano, sessões de capacitação em cibersegurança destinadas às PME da Área Metropolitana de Lisboa, integradas no projeto CIBER4ALL. Cada empresa participante nessas sessões recebe um diagnóstico gratuito que avalia o seu nível de maturidade em cibersegurança e identifica vulnerabilidades críticas.
Segundo a AIP, “com base nesse diagnóstico, é elaborado um Plano de Ação personalizado, que define medidas práticas para reforçar a proteção dos sistemas de informação, das redes e dos processos internos. Na implementação do plano, as empresas contam com o apoio técnico das equipas do Centro Regional de Competências em Cibersegurança, sediado em Oeiras, bem como dos núcleos integrados nas diferentes entidades do consórcio, para a implementação das ações recomendadas”.
A associação detalhou que “o projeto CIBER4ALL é liderado pelo Grupo Autónoma, em colaboração com a AIP, a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto Politécnico de Setúbal. As atividades são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visam reduzir o risco de ciberataques sobre o tecido empresarial, promovendo um ambiente digital mais seguro”.
A AIP assegurou ainda “o funcionamento de um núcleo especializado na sua sede, na Praça das Indústrias, que presta apoio contínuo às empresas da região. Com esta iniciativa, a associação pretende reforçar a competitividade das PME, garantir a continuidade dos negócios e contribuir para a construção de uma economia mais resiliente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com