Com o objetivo de ajudar os passageiros aéreos a recuperar os prejuízos causados pelos extravios de bagagens, a AirAdvisor criou a primeira ferramenta mundial totalmente online, que simplifica as complexas regulamentações internacionais e facilita os processos de reclamação por parte dos consumidores. Trata-se da primeira plataforma online global do mundo para simplificar o acesso dos passageiros à indemnização por bagagens extraviadas em voos na União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos.
A primeira ferramenta digital global para a reivindicação de indemnização de bagagem perdida ou atrasada foi lançada nesta segunda-feira, 21, pela AirAdvisor, plataforma de tecnologia jurídica dedicada a fazer valer os direitos dos passageiros aéreos.
O serviço está disponível na internet e permite que, com apenas um clique, os consumidores apresentem suas reclamações por bagagem perdida ou atrasada em voos de curta e longa distância. Também é possível calcular automaticamente o valor da indemnização com base no voo e no destino, a partir das regras estabelecidas na legislação do Reino Unido, no Regulamento EU261 e na Convenção de Montreal.
Assim, viajantes aéreos com bagagem extraviada agora podem solicitar compensação de até 1.920,00 euros de forma simples e rápida pela internet.
Para se ter uma ideia, só em Portugal, a cada ano aproximadamente 110 mil bagagens são extraviadas, segundo as estimativas da AirAdvisor. Um volume que representaria até 201 milhões de euros de indemnização potencial, anualmente, aos passageiros, conforme os limites máximos de responsabilidade previstos na Convenção de Montreal.
Mas, o CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, destaca que, pela falta de informação e difícil acesso aos protocolos de solicitações muitos consumidores sequer conseguem remeter as reclamações às companhias aéreas.
O fundador e CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, é especialista em Direito Aeronáutico. Diz que “muitos viajantes ainda desconhecem os direitos relativos às compensações pelos danos causados pelo extravio de bagagens. Por isso, a AirAdvisor criou uma solução de indemnização totalmente automatizada e muito mais avançada que os formulários básicos de pedido de reembolso atualmente oferecidos pelas companhias aéreas”.
Afirma que “o novo serviço online descomplica um processo que costuma ser burocrático e desgastante”.
De maneira prática, pela ferramenta, o cidadão avalia a elegibilidade da reclamação automaticamente, de acordo com a companhia aérea, a rota e a documentação apresentada.
A AirAdvisor explica que pelo sistema, os utilizadores podem enviar documentos comprovativos com segurança, como PIRs, recibos e formulários de inventário. “Atualmente, os pedidos de compensação por bagagens extraviadas ou atrasadas são complexos e estressantes para os consumidores. Eliminámos o jargão jurídico, a burocracia e a incerteza. Agora, existe uma forma mais simples para que os passageiros solicitem suas devidas indemnizações,” garante.
“A bagagem perdida ou atrasada pode arruinar uma viagem e o processo atual é extremamente complicado. Por isso, desenvolvemos uma ferramenta digital inovadora que elimina as incertezas e ajuda os passageiros a solicitar as indemnizações de forma rápida e eficiente,” explica. A plataforma da AirAdvisor é totalmente automatizada e vai muito além dos formulários básicos de pedido de reembolso de bagagem atualmente oferecidos pelas companhias aéreas.
Conforme as leis europeias de proteção aos passageiros vigentes, quem viaja pelo Reino Unido ou por países da União Europeia pode ter direito a compensações de até 1.848,43 euros em casos de perda ou atraso de bagagem. Em voos internacionais abrangidos pela Convenção de Montreal, a indemnização pode chegar a aproximadamente 1.785 euros (2.080 dólares). Para voos domésticos dentro dos Estados Unidos, os passageiros elegíveis podem recuperar até aprox. 4.034,00 euros (4.700 dólares), desde que apresentem os recibos, bem como atendem aos requisitos específicos de cada companhia aérea.
Segundo Radchenko, a ferramenta resolve os problemas causados pelas políticas inconsistentes entre companhias aéreas e pelos prazos curtos para registrar as reclamações, que muitas vezes impedem os passageiros de exercer seus direitos.
Após o cadastro no sistema da AirAdvisor, os consumidores recebem lembretes de prazos que ajudam a garantir que os passageiros não percam a oportunidade de enviar as suas reclamações.
Na primeira fase de lançamento, a ferramenta da AirAdvisor oferece suporte a pedidos contra companhias aéreas amplamente utilizadas, como British Airways, Emirates, Qatar Airways, American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, Air France, KLM, Lufthansa Group (incluindo SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines), Turkish Airlines e TUI Airways. A plataforma também abrange companhias aéreas transatlânticas mais recentes, como a JetBlue, além de outras 40 companhias internacionais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com