[weglot_switcher]

Airbnb a caminho dos transportes

A revista digital Tech Crunch avança que a empresa contratou Fred Reid, executivo americano que liderou companhias a Virgin América e a Delta Airlines, para desenvolver uma nova unidade de negócio dedicada aos transportes.
Adam Jourdan / Reuters
10 Fevereiro 2019, 16h40

A plataforma Airbnb está a estudar o lançamento de serviços complementares ao alojamento. Fred Reid integra a Airbnb como diretor global (head of) de Transportes. A publicação avança que o objetivo da nova equipa liderada por Reid é “estabelecer parcerias com outras empresas do setor de turismo e transportes, com a missão de oferecer melhores experiências de viagem a milhões de pessoas ao redor do mundo e criar oportunidades económicas significativas para esses parceiros”.

“Vamos explorar várias ideias e parcerias que possam facilitar o sistema de transporte dos nossos clientes”, acrescentou o co-fundador e CEO da Airbnb, Brian Chesky, em um comunicado. O CEO explicou que não está interessado em criar uma companhia aérea ou outra plataforma online para a venda de passagens de avião, mas reforça que “há um leque tremendo de oportunidades que é possível explorar para melhorar a experiência de transporte para todos”.

Fundada em 2008, a plataforma Airbnb tem estado na mira dos investidores. Desde a sua criação já levantou um total de 4,4 mil milhões de dólares (cerca de €3,8 mil milhões) junto de fundos de capital de risco e investidores como a Sequoia e a Andreessen Horowitz. Brian Chesky não desvenda para já o modelo em que se traduzirá esta aposta da Airbnb, mas parece certo que o gigante do alojamento quer também dar cartas no transporte de turistas e na mobilidade.

Um ano após o lançamento a nível mundial, as Experiências Airbnb garantiram mais de cinco milhões de euros de receitas aos anfitriões, confirmando que os turistas procuram cada vez mais atividades projetadas e lideradas por especialistas locais, propostas como complemento à oferta de alojamento através da plataforma da Airbnb.

Segundo a empresa, trata-se de um dos lançamentos “mais significativos” na sua história, já que representa o início da expansão da Airbnb para além do alojamento local. Desde novembro de 2016 o número de Experiências disponíveis aumentou seis vezes, estando atualmente disponíveis mais de 3.100 experiências em 40 países de todos os continentes, à exceção da Antártida.

Por outro lado, desde o início de 2017 o número de pessoas a reservar estas Experiências disponibilizadas na plataforma da Airbnb cresceu 15 vezes, continuando a crescer de forma constante: outubro foi mesmo o mês que registou o maior volume de reservas desde o lançamento destas atividades.

A cidade de Barcelona continua a ser o mercado de experiências mais popular na Airbnb, seguida por Los Angeles, Paris, Tóquio e São Francisco, mas Lisboa está entre as cidades em que as reservas de Experiências mais têm crescido – é já o 8º mercado com o crescimento mais rápido do número de experiências disponíveis em todo o mundo.

Seattle e Toronto são também cidades com elevado crescimento na reserva destas atividades, enquanto Nova Iorque, onde a Airbnb lançou as Experiências em setembro passado, é já o sexto mercado mais popular na plataforma.

Em 2017, Portugal foi o sexto país europeu mais requisitado na Airbnb no verão deste ano, contabilizando um total de 1,113 milhões de reservas na plataforma de alojamento entre os meses de junho e agosto, avança a empresa em comunicado.

Este valor representa um crescimento de 59% face a igual período de 2016. Da mesma forma, o número de portugueses a utilizar a plataforma para agendar o seu alojamento também cresceu durante o verão, para um total de 173 mil, um crescimento de 73% face ao registado no ano passado. Entre todas as reservas efetuadas, 39 mil foram para alojamento familiar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.