[weglot_switcher]

Airbus inicia testes para novo avião A321LR

A Airbus estima que a entrada ao serviço deste novo avião ocorrerá no último trimestre deste ano.
3 Fevereiro 2018, 15h00

O mais recente avião de corredor único da Airbus, o A321LR, iniciou esta semana um programa de 100 horas de testes.

Na passada quarta-feira, 31 de janeiro, o Airbus A321LR (‘long range’, longo curso) completou com sucesso o seu voo inaugural, que teve a duração de duas horas e 36 minutos.

“O avião, equipado com motores ‘CFM Leap-1ª’, vai agora percorrer um programa de cerca de 100 horas de voos de teste, incluindo operações transatlânticas, para obter as certificações da EASA [European Aviation Safety Agency] e da FAA [Federal Aviation Administration] no segundo trimestre de 2018”, adiata um comunicado da Airbus.

O mesmo documento revela que se estima que a entrada ao serviço deste novo avião ocorrerá no último trimestre deste ano.

Durante o voo inaugural do A321LR foram testados os controlos de voo do avião, os motores e os seus sistemas principais, adianta o referido comunicado.

Klaus Roewe, diretor do Programa A320, afirmou que, “graças à sua ‘performance’ superior e eficiência imbatível, o A321LR permitirá aos nossos clientes operarem voos até 4.000 milhas náuticas [cerca de 7,4 mil quilómnetros], o que lhes possibilita a abertura de novas rotas – transatlânticas por exemplo – e conquistar novos mercados”.

A Airbus destaca ainda que o A321LR apresenta uma nova configuração de portas, permitindo aos seus operadores transportar até 240 passageiros, “oferecendo a melhor experiência a bordo com a nova cabine Airspace by Airbus”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.