Ajudas aos bancos já custaram 1.800 euros a cada português

Entre 2008 e 2018, os bancos já custaram aos portugueses um total de 17,200 mil milhões de euros.

As ajudas ao sistema financeiro português já custaram aos contribuintes cerca de 17,200 mil milhões de euros entre 2008 e 2018. E com o pedido de 1,149 mil milhões de euros do Novo Banco ao Fundo de Resolução, este ano a fatura pode chegar aos 18,350 mil milhões, uma média de 1.800 por português, escreve o ”Correio da Manhã”, esta segunda feira.

Em 2018, os contribuintes voltaram a ser chamados a ajudar a banca, com um reforço de 450 milhões ao Fundo de Resolução para a capitalização do Novo Banco, elevando o montante das ajudas para 17,200 mil milhões. Para este ano, o Governo inscreveu no Orçamento do Estado uma despesa de 850 milhões, mas não é certo que o valor não suba, já que o Novo Banco vai pedir ao Fundo de Resolução – financiado pelos bancos e pelo Estado – 1,149 mil milhões de euros.

Recomendadas

Lone Star não tem “para já” planos de venda do Novo Banco

“O Novo Banco está agora a entrar na fase lucrativa”, referiu Evgeny Kazarez, acrescentando que não está previsto haver mais utilizações do CCA (mecanismo de capitalização contingente) porque “na medida do possível” o plano de reestruturação está concluído.

Natixis e INESC desenvolvem sistema que facilita análise de risco no setor bancário

Neste sentido, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) anuncia em comunicado que colaborou com o banco francês de investimentos a operar em Portugal, com vista a encontrar uma solução para corrigir séries financeiras através de algoritmos.
Balcão Santander

Sindicato inicia hoje manifestações contra despedimentos no Santander (com áudio)

As manifestações são hoje em Lisboa (junto à sede do Banco Santander, Rua Ramalho Ortigão), na quarta-feira no Porto (Rua de Júlio Dinis), na quinta-feira em Coimbra (Avenida Fernão de Magalhães) e sexta-feira em Faro (Rua Tenente Valadim), entre as 11:00 e as 14:00.
Comentários