Portugal junta-se a um grupo de onze países que, de acordo com o último relatório da OCDE a propósito de previsões económicas a longo prazo, deverão ultrapassar Espanha no PIB per capita nas próximas décadas.
A imprensa económica espanhola destaca que a economia do “país-vizinho” leva mais de duas décadas a apresentar um crescimento “praticamente nulo” do PIB per capita: “O sempre eterno drama da produtividade impede que os espanhóis desfrutem de uma maior prosperidade económico”, lamenta o El Economista.
Destacam os espanhóis que o último relatório da OCDE, que analisa a evolução do PIB per capita de todos os países desta organização, não deixa de ser “alarmante” no que toca às conclusões para a económica espanhola: “O PIB per capita irá estagnar nas próximas décadas”.
Atualmente, Espanha está na posição 23 da lista. No entanto, em 2060, a economia espanhola deverá ter um “constante declive” e vai descer para a posição 34, igualando a Roménia nesse indicado. “Durante estas décadas, Espanha será ultrapassada por Portugal, Polónia, Lituânia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Turquia, Estónia, Grécia e Letónia”, adverte o El Economista.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com