Albuquerque diz que a Madeira “não vai ceder a chantagens políticas” que bloqueiem o Novo Hospital

O presidente do Governo Regional disse que a Madeira nunca vai aceitar que Lisboa se apodere dos bens da Região Autónoma afirmando ainda que a autonomia nunca foi tão “descaradamente desrespeitada” como aconteceu com a proposta apresentada pelo governo central de financiamento do Novo Hospital.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, foi claro em afirmar que o executivo madeirense “não vai ceder a chantagens políticas” que visem bloquear o normal andamento do dossier do Novo Hospital. O governante esclareceu que quer Lisboa quer não esta obra vai avançar.

No debate mensal entre o Governo Regional e a Assembleia da Madeira, Albuquerque disse ainda que Lisboa pode estar certa de que a Região Autónoma da Madeira, “nunca vai aceitar” que Lisboa se apodere dos bens dos Madeirenses.

“Não será Lisboa a tomar conta dos bens que legitimamente são propriedade da Região”, acrescentou.

Para Albuquerque a autonomia das Regiões Autónomas nunca foi tão “descaradamente desrespeitada” como acontece na proposta apresentada pelo Governo Central, liderado por António Costa, de financiamento do Novo Hospital, com um Governo da República “a tomar como seus os bens” que são propriedade da Madeira e com eles “querer apoderar-se” de parte da sua venda.

Albuquerque recordou ainda que a República sempre assumiu o compromisso de financiar em 50% a obra do Novo Hospital da Madeira que a decisão tomada em conselho de ministros foi contrário a essa promessa.

O governante diz que a decisão da República sobre o Novo Hospital foi um “vergonhoso embuste” acrescentando que para António Costa metade corresponde a 13% do custo da obra.

Relacionadas

Hospital Central da Madeira vai custar 27,4 milhões de euros já em 2019

Os custos previstos que a Madeira terá que suportar, em termos orçamentais, com o Hospital Central, já foram publicados em Jornal Oficial.

Governo da Madeira autoriza lançamento do Novo Hospital

O conselho de governo decidiu ainda aprovar a concessão de uma indemnização no valore de 110 mil euros aos agricultores afetados pelos temporais.

República apoia construção do Novo Hospital da Madeira com 132 milhões de euros

A verba vai ser disponibilizada à medida que os trabalhos estejam em condições de serem pagos, esclarece as conclusões do conselho de ministros.
Recomendadas

Madeira: Governo Regional atribui 63 mil euros para financiamento de equipamento social de Unidade de Alzheimer

A Unidade de Alzheimer comporta uma Unidade de Internamento com 18 camas e ainda uma Unidade de Dia/Centro Especializado com capacidade para 45 utentes.

Funchal: Coligação Confiança defende implementação do Plano Municipal da Juventude

Este documento estratégico para a juventude do Funchal contou com a participação de mais de 30 associações, recolhendo contributos de cerce de 1.500 jovens, e contempla medidas como o Gabinete da Juventude, Plano Municipal de Formação para Jovens, Bolsa de Voluntariado Jovem e Casa das Associações.

Madeira: JPP acusa Governo Regional e maioria de impedirem fiscalização parlamentar

“O que teme o PSD e o CDS em ouvir as entidades reguladoras em Portugal que têm uma palavra a dizer sobre o custo de vida”, questionou o líder parlamentar.
Comentários