[weglot_switcher]

Alemanha: Confiança empresarial cai para mínimos desde março por três grandes motivos

A confiança dos empresários alemães caiu para os níveis mais baixos desde março, de acordo com o índice ZEW. Em causa estão os maus números do comércio, a situação política em França e as decisões do BCE.
16 Julho 2024, 14h13

As expetativas das empresas alemãs voltaram a cair, para o menor nível desde março, de acordo com o índice ZEW, que avalia o sentimento económico naquele país.

O mercado apontava para uma descida dos 47,5 pontos em junho e para 42,5 pontos em julho, mas os dados são ainda piores que o esperado. O índice indica 41,8 pontos, que se traduz no pior sentimento em quatro meses, entre os empresários alemães.

Em simultâneo, observou-se um decréscimo idêntico na zona euro, de 51,3 para 43,7 pontos.

De acordo com as respostas dadas pelos empresários entrevistados na análise, existem três principais motivos para o deteriorar da situação. Entre eles está a queda das exportações em maio, que foi mais intensa do que o esperado, assim como a situação política em França, onde se pode desenvolver uma crise política na sequência das eleições legislativas. Por último, o rumo da política monetária do BCE, que ameaça manter as taxas de juro em níveis altos durante bastante tempo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.