[weglot_switcher]

Alemanha: Expectativas económicas melhoram mais do que era esperado em janeiro

A perceção de que haverá cortes de juros dos dois lados do Atlântico ainda na primeira metade do ano levou à melhoria das expectativas na Alemanha e no bloco euro, com o índice ZEW a tocar máximos de fevereiro.
16 Janeiro 2024, 11h21

A situação económica na Alemanha continua a melhorar, de acordo com o índice ZEW para janeiro, que contrariou as previsões do mercado e continuou a subir pelo sexto mês consecutivo. O mercado projetava uma ligeira descida, mas o mercado laboral robusto e a expectativa de que a subida de juros tenha já terminado determinaram a melhoria.

O índice ZEW referente à confiança económica melhorou de 12,8 em dezembro para 15,2, o melhor resultado desde fevereiro do ano passado, isto quando o mercado apontava para um recuo para 12,0. O índice permanece assim em terreno de expansão da economia, ou seja, acima de 0, sinalizando algum otimismo quanto à evolução de curto prazo do motor industrial europeu.

A força do mercado de trabalho, que continua a mostrar taxas de desemprego perto de mínimos históricos, e a expectativa de cortes de juros em breve permitiram esta subida, tanto na Europa, como nos EUA. Olhando no detalhe, mais de metade dos inquiridos espera cortes de juros na zona euro no primeiro semestre, enquanto para a economia norte-americana mais de dois terços das respostas indicavam no mesmo sentido.

Ainda assim, o índice referente às condições atuais voltou a piorar, caindo de -77,1 em dezembro para -77,3 em janeiro, isto quando o mercado antecipava um subida marginal para -77,0.

Olhando para a avaliação da situação na zona euro, esta deteriorou-se ligeiramente, mas menos do que projetado pelo mercado. Depois dos 23,0 de dezembro, o subíndice caiu para 22,7, bastante melhor do que os esperados 21,9.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.