Alemanha levanta restrições de viagem para Portugal e maioria dos países europeus a partir de 15 de junho

Governo de Angela Merkel quer que países cumpram diretrizes suas para permitir as viagens sem restrições, e vai desaconselhar viagens para o Reino Unido devido à quarentena obrigatória de 14 dias. Berlim e Lisboa estão em “discussões adiantadas” para criar corredor aéreo turístico entre os dois países, disse o Governo português na terça-feira.

O Governo alemão anunciou que as restrições de viagens vão ser levantadas para a maioria dos países da União Europeia, incluindo Portugal, com exceção para Espanha e a Noruega.

Adicionalmente, cidadãos do Reino Unido, Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça também estarão autorizados a viajar para a Alemanha a partir de dia 15 de junho, segundo a “Reuters”.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, afirmando que todos os países envolvidos devem cumprir com os critérios estabelecidos pelo Governo alemão, desde que não hajam proibições de entrada ou bloqueios em larga escala nos respetivos países. A autorização de viagem para Espanha e a Noruega ainda vai ser decidida no parlamento alemão.

O ministro germânico sublinhou que o aviso de viagem seria substituído por diretrizes, acrescentando que os cidadãos alemães vão ser aconselhados a não viajar para o Reino Unido enquanto o país continuar a obrigar uma quarentena de 14 dias.

“Os conselhos de viagens não são um convite para viajar. Queremos deixar claro que as diretrizes de viagem também podem desencorajar fortemente o turismo, por exemplo, para a Reino Unido, enquanto continuar a ser obrigatório uma quarentena de 14 dias para todos os que lá cheguem”, disse Maas.

Matthias von Randow, executivo-chefe da Associação Alemã de Transporte Aéreo (BDL – sigla em alemão), elogiou a decisão do Governo de suspender o aviso geral, apresentado para viagens em todo o mundo em meados de março, como “sensato e proporcional”.

“Este é um bom sinal para muitas pessoas na Europa que querem sair de férias no verão ou visitar amigos e parentes no exterior. Também é uma boa notícia para 26 milhões de homens e mulheres empregados na indústria europeia de viagens e turismo”, disse Randow.

Portugal está em “discussões adiantadas” com a Alemanha para a criação de um “corredor turístico aéreo” para permitir a vinda de turistas alemães este verão no país, anunciou ontem o Governo português.

“Sobre os corredores turísticos aéreos, estamos em discussões adiantadas com a Alemanha”, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, na terça-feira no Parlamento.

Portugal em “discussões adiantadas” com a Alemanha para criar corredor aéreo turístico

Ler mais
Recomendadas

ASPPM acusa António Costa de se demitir das responsabilidades quando delegou “problema das praias”

A Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima (ASPPM) considerou hoje que o primeiro-ministro, António Costa, “demitiu-se das suas responsabilidades” ao “endossar às capitanias e às autarquias a resolução do problema” de concentração de pessoas nas praias, na sequência da pandemia.

Jovens não respeitam regras e estão a propagar Covid-19 em Setúbal

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se hoje preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e propagar a doença Covid-19.

SNS já está a ser reforçado para o inverno “de acordo com necessidades”

O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que já está em curso a preparação do plano para o inverno, com o reforço de recursos humanos, da capacidade instalada dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem.
Comentários