Alemanha planeia operação de endividamento de 190 mil milhões de euros

O parlamento da Alemanha tinha suspendido o travão da dívida, levando a que o país se pudesse endividar até 218 mil milhões de euros.

A Alemanha está a preparar uma operação de endividamento, para 2021, que deve atingir os 160 mil milhões de euros, avança a Reuters, confirmado com três pessoas familiares com esta matéria.

A agência noticiosa refere que o parlamento tinham suspendido o travão para a Alemanha contrair dívida, levando a que o país esteja autorizado a se endividar até aos 218 mil milhões de euros.

A Reuters, refere, passando-se numa fonte da coligação que é improvável que o país esgota todo o montante.

O governo da Alemanha espera um decréscimo do PIB de 5,5% em 2020 e um crescimento de 4,4% em 2021.

A Alemanha tem até ao momento 918.269 casos de coronavírus e 14.022 mortes causadas por covid-19.

Recomendadas

OE2021: Aprovada proposta para pagamento em prestações de IVA e IRC até 15 mil euros

A medida aplica-se apenas a tributos cujo valor no momento do requerimento e a pagar em prestações seja inferior a 15.000 euros.

Aprovada proposta que remete concurso do ‘IVAucher’ para fiscalização à posteriori do TdC

Em causa está um mecanismo, apelidado de ‘IVAucher’, que permite ao consumidor final acumular o valor correspondente à totalidade do IVA suportado em consumos nos setores do alojamento, cultura e restauração, durante um período (12 semanas) e utilizar esse valor, durante as 12 semanas seguintes, em consumos nesses mesmos setores.

Receita fiscal do Estado com quebra homóloga de 2,8 mil milhões até outubro

Esta evolução da receita fiscal líquida acumulada do subsetor Estado, assinala a DGO, reflete de forma evidente os efeitos da pandemia de covid-19.
Comentários