[weglot_switcher]

Alemanha vai processar quem usar letra “Z”, símbolo de apoio à Rússia

A letra “Z” é utilizada para identificar veículos militares russos em território ucraniano sendo, posteriormente, adotada por cidadãos russos que apoiam a guerra, assumindo destaque em bandeiras e em comícios pró-Kremlin.
28 Março 2022, 15h44

O ministério do Interior da Baixa Saxónia, Boris Pistorius, avisou esta segunda-feira, 28 de março, que exibir a letra “Z” no país poderá resultar num processo-crime contra indivíduos ou empresas. Um porta-voz do MIA, citado pela “Reuters”, esclarece que a letra “Z” não é proibida, mas que o seu uso em alguns casos, pode constituir um crime por “apoio à guerra na Ucrânia”.

O governo alemão já alertara que as autoridades da cidade iriam estar atentas a casos de uso do símbolo “Z” como apoio à invasão da Ucrânia, na sequência de anúncios semelhantes emitidos pelos estados da Baviera e da Baixa Saxónia de que também puniriam tais atos.

Um porta-voz do ministério do governo federal alemão disse aos repórteres que “a letra Z, obviamente, não é proibida, mas o seu uso pode, em casos individuais, constituir um apoio de guerra à agressão russa”.

A letra “Z” é utilizada para identificar veículos militares russos em território ucraniano sendo, posteriormente, adotada por cidadãos russos que apoiam a guerra, assumindo destaque em bandeiras e em comícios pró-Kremlin. Um dos casos mais mediáticos aconteceu no campeonato do mundo de ginástica artística, onde Ivan Kuliak, atleta russo, que surgiu nos tapetes com a letra ‘Z’ estampada na roupa que utilizou durante a prova e também por subir ao pódio, para receber a medalha de bronze, ao lado de um atleta ucraniano.

“A agressão russa contra a Ucrânia é um ato criminoso, e quem aprova publicamente essa guerra também pode ser processado”, disse o porta-voz do ministério do Interior durante uma conferência de imprensa.

O responsável acrescentou que “as autoridades federais de segurança estão atentas e, a esse respeito, saudamos o anúncio de que vários estados federais também examinarão casos individuais se isso pode ser um ato criminoso e agirão de acordo”.

Também os legisladores na Lituânia, estão a preparar uma lei que criminaliza o uso da letra “Z” como forma de apoio à invasão russa em território ucraniano. Caso seja aprovada, qualquer pessoa que exiba ou distribua o símbolo em reuniões/eventos será multa em até 500 euros. Uma deputada do Partido da Liberdade lituano, comparou o uso da letra “Z” à propaganda “nazi e comunista”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.