Alguns mitos sobre o consumo de energia

As placas a gás são dos equipamentos menos eficientes a transmitir calor. Escolha o bico adequado ao tamanho de cada panela ou frigideira. Se a chama ultrapassar o fundo do recipiente, ainda desperdiça mais energia.

economizA DECO pretende esclarecer as famílias madeirenses sobre mitos do consumo de energia e poupança. Comecemos por gestos simples na cozinha.

Lavar a loiça à mão gasta menos do que na máquina?

O custo da lavagem depende do consumo de água e eletricidade, quantidade de detergente e preço do equipamento. A máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo. Lavar à mão, enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros. Se, à mão, usar a água a 45º C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia. À mão ou na máquina, o enxaguamento é dispensável se limpar os pratos com a ajuda dos talheres ou, melhor ainda, dos guardanapos de papel usados na refeição.

Dica de poupança: quando o tempo permitir, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

O fogão é a melhor opção para ferver água?

Se precisar de ferver dois litros de água da torneira, que está mais ou menos a 15ºC, o fogão a gás tem uma eficiência muito baixa. Gasta mais de 450 Wh a fazer o trabalho, o que tem um custo de quase oito cêntimos. Já um jarro elétrico de 2 kW aquece a água em cerca de cinco minutos. Estes equipamentos têm eficiências próximas dos 90%, consumindo apenas 210 Wh, ou seja, menos de quatro cêntimos.

Dica de poupança: Se usar a panela de pressão em vez de uma normal, poupa até 30% de energia.

Os micro-ondas são os equipamentos mais eficientes para cozinhar?

Depende do que preparar e, sobretudo, da quantidade que cozinhar. Para aquecer uma chávena de leite ou um prato de sopa, o micro-ondas é o equipamento mais eficiente. Mas, se precisar de cozer legumes para uma sopa destinada a quatro pessoas ou assar carne para o mesmo número de convivas, o fogão e o forno continuam a ser a melhor opção.

Dica de poupança –  As placas a gás são dos equipamentos menos eficientes a transmitir calor. Escolha o bico adequado ao tamanho de cada panela ou frigideira. Se a chama ultrapassar o fundo do recipiente, ainda desperdiça mais energia.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

Ler mais
Recomendadas

Prazo para pedir apoio para dar assistência aos filhos e netos termina hoje

Os trabalhadores conta de outrem, se não conseguirem exercer as suas funções em teletrabalho, têm direito a um apoio financeiro excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base.

“O que vai fazer na próxima quinta-feira?”. Microsoft quer formar portugueses na quarentena

A empresa vai promover ações de formação online através de ‘webinars’. O primeiro realiza-se já amanhã, às 10h00.

Cartões contactless com novo limite de 50 euros

Esta medida surge no âmbito da pandemia da COVID 19, procurando assim o Governo alargar e manter as recomendações de distanciamento social, incentivando-se os pagamentos “sem contacto”.
Comentários